Por a 30 Novembro 2021

Oculta à vista ao alinhar o seu telhado à paisagem, a ‘Morada Escondida’ oferece vistas espetaculares do oceano e das montanhas que abrangem a vasta paisagem desértica de Baja California Sur. Nesta residência privada de um arquiteto, os materiais primários predominantes usados ​​na construção e em todos os móveis embutidos são o cimento, o aço e as madeiras locais. Nenhuma tinta ou selante foi usado dentro da casa.

Projeto de arquitetura: Taller de Terreno / Local: Baja California Sur

Escondida da vista após a entrada pela grande unidade no nível do telhado, a Casa Escondida oferece vistas dramáticas do oceano e das montanhas do Deserto de Sonora. A estrutura moderna e minimalista é feita de cimento moldado no local e monolítico, ancorando-o na crista do deserto. A sua geometria impressionante permite tetos de grande altura; o telhado verde suavemente inclinado fica sobre as janelas de vidro que percorrem toda a extensão da casa.

Persianas de aço perfuradas protegem e protegem o vidro. Paredes silenciosas e cinzas de cimento bruto criam o ambiente neutro perfeito para as obras de arte contemporâneas apresentadas nesta casa de arquiteto. Ao entrar na casa pelo jardim da cobertura, os visitantes descem os degraus flutuantes de acesso a um pátio zen.

Uma elegante piscina olímpica percorre toda a extensão do pátio e da sala de estar, rebaixada, cercada por um banco feito à mão em madeira tropical. Toques desta madeira quente estão espelhados em toda a casa em detalhes de pisos, portas, decks e armários.

Os materiais primários usados ​​na construção e para todos os móveis embutidos são cimento, aço e madeiras locais. Nenhuma tinta ou selante foi usado dentro da casa. Um grande quarto principal com WC privativo fica numa das extremidades desta extensão de um único nível. O vidro do chão ao teto e os controles deslizantes da master suite se abrem para um deck privativo voltado para o sul para contemplar o oceano deslumbrante e a paisagem do deserto nas montanhas.

A parede voltada para o oeste é perfurada apenas por uma janela de fenda horizontal que guarda a vista do pôr do sol como uma fotografia panorâmica, a cada dia. O plano aberto abraça uma sala de jantar estilo galeria paralela à cozinha com ilha construída sob medida e uma sala de estar rebaixada com lareira de dois lados.

Um lavabo social e uma despensa estão escondidos dentro de um cubo flutuante que conduz a um pátio triangular com árvores plantadas e vistas ao ar livre para as estrelas. Na extremidade oposta da casa aloja-se um estúdio de artista com WC privativo, duche e lavatório – perfeito também para uma segunda master suíte ou home office.

Os dois poços de luz que perfuram o telhado de cimento permitem a circulação de luz e ventilação no vasto espaço.

A leste da casa principal fica a ‘casita’ de hóspedes, construída em taipa e cimento moldado escultural. Tons de terra compreendem a parede principal deste estúdio de um espaço + cozinha compacta, imitando as cores e formas da cordilheira vista através das portas de vidro do chão ao teto que compreendem duas paredes da casa.

A quarta parede, também de terra e cimento, funciona como o muro de contenção que ancora esta estrutura na topografia do deserto montanhoso e rochoso – ao mesmo tempo que a mantém fria.

No pátio de seixos ao redor, um chuveiro feito à mão lembra uma peça de arte pendurada na parede de terra compactada que se estende além do vidro. Um outro WC esconde-se atrás da parede nma cabine escultural de aço própria. A

joia da coroa do terreno da pousada é a banheira de hidromassagem com vista para o mar e o deck – projetados pelo arquiteto com base nas banheiras japonesas das suas viagens. Devido ao desenho e direção das casas, a Casa Escondida e a sua pousada não requerem aquecimento ou arrefecimento mecânicos.

A massa térmica dos edifícios, telhados verdes e ambiente subterrâneo contribuem para o conforto, eficiência e sustentabilidade das casas. Brisas frescas sopram pelos espaços abertos e arejados. Este é o deserto que vive em Baja Sur California.

0
Would love your thoughts, please comment.x