Por a 5 Abril 2022

O novo quarto da Marina tem apenas 6 m2, mas sobra-lhe espaço para brincar, ler e desenhar. Mas não é o único. Em 7m2 também é bem possível criar um quarto para duas crianças com a selva como inspiração. Fique a conhecer grandes ideias para quartos minúsculos.

6m2 com espaço para brincar

Projeto: Cores Arquitetura / Fotografias: Laura Vilela

O novo quarto da Marina, tem apenas 6 m2, mas sobra-lhe espaço para brincar, ler e desenhar. O projeto, é do gabinete Cores Arquitetura e foi liderado pela arquiteta Fernanda de la Peña.

Os pais da pequena Marina já moravam neste apartamento, com um pequeno quarto aberto para a sala. Com a chegada de um segundo filho, decidiram fechar esse quarto e transformá-lo num quarto novo para a filha mais velha, deixando o quarto desta para o bebé a caminho. A mudança foi proposta pela equipa de arquitetura e aceite de imediato pelos proprietários.

O conceito do quarto partiu do armário em forma de casa. Era imprescindível aproveitar todos os centímetros e imperativo criar um quarto funcional e durável. Por isso, o mobiliário que fica em frente da cama é todo modular e permite novas configurações. O projeto de decoração não trabalhou nenhum tema específico, mas investiu em cores neutras e alegres – como o cinzento e o laranja.

Como a área do quarto é pequena, o centro foi deixado livre para espaço de brincar. De um lado foi colocado o armário e a cama; e do outro uma bancada para desenhar com tampo de altura ajustável, estante, nichos e gavetas para arrumar brinquedos.

7m2 onde cabe tudo e mais um bocadinho

Projeto: Patty Coelho / Fotografias: Lilia Mendel

Beliche, armário, televisão, secretária, quadro de ardósia, estante e espaço livre para brincar. Tudo isto em 7 m2. O projeto é assinado por Patty Coelho, que agarrou o desafio de remodelar um quarto de menino, mas já na perspetiva de o mesmo acolher de futuro, uma segunda criança.

Uma vez que a área do quarto era reduzida para duas camas, a opção beliche foi a ideial, mas ainda assim, teve de ser desenhado por medida.

O projeto de decoração agarrou a selva como tema e na parede nasceram animais, árvores e montanhas. A sensação de estar no meio da natureza foi reforçada com o uso de mobiliário em madeira clara e palhinha natural. Todos os móveis foram desenhados pela arquiteta.

Em termos de funcionalidade, foi adotado o método Montessori, logo, foram escolhidos móveis baixos que respeitam a altura das crianças.

Outro destaque no projeto é a viga na parede por cima da cama, que foi revestida a madeira e acabou por levar iluminação embutida.

0
Would love your thoughts, please comment.x