Por a 22 Março 2022

Muitas vezes a família aumenta e não há a possibilidade de todos terem um quarto. Outras, até há mas as crianças preferem partilhar o espaço. Descubra um projeto que transforma 16 m2 num espaço de dormir e brincar, para duas crianças.

Projeto: Amanda Miranda / Área: 16m2 / Tipo: Remodelação de quarto infantil / Fotografias: Juliano Colodeti

Nas casas como na vida, devemos estar aptos a receber a mudança. As famílias estão cada vez mais heterogéneas e uma casa pensada para dois, pode ter de, passado uns anos, acolher quatro! Foi o que aconteceu no apartamento de que vos falamos hoje, onde um jovem casal quis projetar um quarto com 16 m2 para ser partilhado por duas irmãs, com 8 e 4 anos de idade.

Amanda Miranda, a arquiteta responsável pelo projeto conta-nos: “Os proprietários pediram um novo layout para que as filhas dividissem o mesmo quarto, sendo que uma gosta de rosa e a outra de azul. Queriam também aproveitar o armário existente e uma estante-árvore que eu mesma tinha desenhado em tempos, para o primeiro quarto da filha mais velha, na época ainda bebé”.

Já as clientes mais pequenas, para quem o quarto se dirigia, também deixaram os seus pedidos: “um beliche em forma de casa, com escorrega”. E um aviso: “a irmã mais velha queria dormir na cama de cima”, acrescenta.

Segundo Amanda, o conceito do projeto foi o de criar um espaço leve, em tons suaves de azul, rosa e amarelo, associadas a elementos naturais como palha e rattan, que fosse, ao mesmo tempo, lúdico e alegre, mas não muito infantil, uma vez que a filha mais velha já tinha oito anos. 

“Desenhei a casa do beliche a partir de ripas de madeira, não só para garantir maior segurança, como para fugir de uma estética mais infantil”, explica a arquiteta. Para viabilizar as medidas fora de padrão, a cama de baixo segue o método Montessori, e fica perto do chão. 

A decoração seguiu um estilo contemporâneo com um toque boho, e procurou proporcionar brincadeiras e outras atividades para além de dormir. Por isso, para além do escorrega, existe uma zona pensada como canto de leitura, um espelho com cabide para roupas de brincar e um quadro branco para desenhar ou estudar. Para as paredes foi escolhido papel e o piso foi revestido com porcelanato que imita mármore travertino.

0
Would love your thoughts, please comment.x