Por a 28 Maio 2019

Há quem veja o copo exclusivamente cheio neste desafio de dividir o quarto entre irmãos. Argumentando que favorece a relação entre ambos, potencia a brincadeira e fortalece a amizade. Queremos acreditar que sim, e para que não desista perante pequenos obstáculos, reunimos algumas dicas para que esta seja uma tarefa bem sucedida.

Uma divisão, duas crianças, muitas e diferentes necessidades… Otimizar o espaço e respeitar as diferenças entre as crianças pode não ser fácil, mas com foco e organização tudo se consegue.

Qualquer quarto de criança necessita de, pelo menos, duas camas de dormir, secretárias para estudar, armários para a roupa e soluções de arrumação de brinquedos. Definidas as primeiras necessidades, é importante saber delimitar os espaços dentro destas quatro paredes. Utilizar os próprios móveis para ‘balizar’ áreas é um truque antigo mas muito eficiente. No final desta etapa olhe para o quarto e verifique se estão garantidos espaços de circulação.

Se tiver a sorte de ter um pé direito alto, tire partido dessa característica arquitetónica. Beliches ou mesmo mezaninos podem potenciar a arrumação e organização do quarto, deixando mais espaço livre para a brincadeira.

De seguida, a decoração. Pode ser tentador escolher um tema mas, atenção! Este ponto pode ser perigoso, nem sempre as crianças têm o mesmo género, a mesma idade e, sobretudo, a mesma personalidade. A nossa sugestão é que aposte em ambientes intemporais e de base neutra (sobretudo se estivermos a falar de bebés), combinando depois cores pontuais ao gosto dos mais pequenos.

É frequente os apontamentos de cor serem garantidos pelo azul para os meninos e o rosa para as meninas, mas… existe uma palete imensa de cores mais apelativas e originais!! Fuja dos estereótipos.

Não se esqueça da importância da iluminação. Além de luz central, de teto, deve contemplar, pelo menos, iluminação no espaço de estudo e na(s) mesinha(s) de cabeceira.

Por fim, já se sabe que os têxteis são sempre o elemento que conferem maior conforto. Opte por tecidos facilmente laváveis e em cortinados que garantam a privacidade dos mais pequenos.

Não terminamos sem antes lhe mostrar uma galeria com mais imagens inspiradoras de quartos para irmãos.

0
Would love your thoughts, please comment.x