Por a 9 Março 2022

Voltamos à Ucrânia para vos mostrar um apartamento que data de 2019. Voltamos para,  através de uma forma de inspiração que é o design de interiores, manter viva a memória do que está a acontecer.

Projeto: Pinchuk + Architects / Área: 73 m2 / Localização: Kiev, Ucrânia / Ano: 2019 / Fotografia: Andrey Bezuglov / segundo memória descritiva enviada pelos autores do projeto, via archdaily

Desengane-se quem acha que em 73 m2 não se consegue fazer muita coisa. Este apartamento em Kiev, que data de 2019, teve na textura do betão a sua grande inspiração. Um brutalismo que se expressa única e exclusivamente através da materialidade e que depois é suavizado por materiais naturais – como o pavimento em parquet,  ou o lava-loiças em mármore na ilha da cozinha.

O caráter do betão é ainda harmonizado por apontamentos de cor, que ajudam a tornar mais quente os ambientes. E por detalhes metalizados que lhe conferem elegância, a par das cortinas brancas que suavizam o todo.

Uma das características mais marcantes do edifício onde o apartamento está integrado, são as paredes exteriores arredondadas. Um detalhe que a equipa de projeto se esforçou para manter no desenho.

A destacar há ainda as divisórias em vidro, que permitem que a luz natural entre nos espaço e como que os envolva num abraço apertado, que hoje tanto faz falta.

0
Would love your thoughts, please comment.x