Por a 25 Janeiro 2022

Neste apartamento assinado pelo estúdio ovre.design, todos os metros quadrados contaram, de forma a que fosse original nos seus mínimos detalhes.

Arquitetura: ovre.design Studio / Fotografia: Andrea Valcavi

Situado na localidade de Régio de Emília, em Itália, um apartamento de 65 metros quadrados tornou-se numa espécie de expressão do conceito de “hiperdecoração” – um conceito italiano do final do século XX que decorre do Movimento Bolidista dos anos 80. O ovre.design Studio assina o projeto a que deu o nome de apartamento Matilde, em honra a Matilde di Canossa.

Giulia Delpiano, arquiteta e fundadora do estúdio, juntamente com o designer Corrado Conti, contam que cada centímetro quadrado do apartamento é considerado original nos seus mínimos detalhes. “Projetar estes intensos 65 metros quadrados foi um verdadeiro desafio, mais do que numa casa de mil metros quadrados. Tentámos criar um foco em cada espaço em torno do qual a decoração girasse.”

O ponto de partida, contam, envolveu a demolição de uma parede de forma a ampliar a zona de estar e criar um open space onde se inclui a cozinha e as salas de jantar e estar. Deu-se assim prioridade ao espaço de convívio. Aqui, a dupla destaca a mesa em mármore da FMG Shapes.

O quarto principal inspirou-se em conceitos de hotelaria e carateriza-se por uma cabeceira de cama grande e em veludo, especialmente pensada e criada para este ambiente. A zona íntima do apartamento contempla ainda um quarto mais pequeno, com 10 metros quadrados, mas de onde se destacam as soluções decorativas.

Na casa-de-banho, a atenção ao detalhe reflete-se na escolha dos produtos – exclusivos e de qualidade -, como as torneiras da marca Gessi ou os azulejos. Nesta divisão, os arquitetos destacam a zona de duche, pela sua largura e posição original.

“Foi fundamental procurar enfatizar a ideia de beleza”, explica Giulia Delpiano. O uso criterioso de espelhos, superfícies de cristal e técnicas de iluminação diferenciadas contribuíram ainda para tornar os espaços mais claros e leves.

Por último, o uso da cor desempenhou neste projeto  um papel fundamental para dar vigor e vitalidade às paredes, embelezadas também pelo papel de parede e o mobiliário e objetos decorativos “elegantes, cheios de charme e capazes de adicionar profundidade ao ambiente”.

0
Would love your thoughts, please comment.x