Por a 3 Março 2022

Conseguir congregar debaixo do mesmo teto espaços para recolher da azáfama dos dias, mas ao mesmo tempo estarem preparados para receber e acolher festas, não é um desafio fácil. Se a isto acrescentarmos a vinda de um bebé, quase que parece impossível. Mas não é.

Arquitetura: Navarro Arquitetura / Fotografias: Fran Parente / Área: 510 m2 /Ano: 2020 / Tipo: Remodelação

A ideia era tornar o apartamento – que havia sofrido uma grande intervenção pelos antigos proprietários há 15 anos -, mais minimalista e leve para a chegada de um bebé.

Os actuais proprietários, um casal jovem, queriam uma casa que conciliasse trabalho, espaços de recolhimento, a possibilidade de receber amigos e fazer festas com mais de 30 pessoas, e uma varanda que funcionasse tanto nas festas como, de futuro, para o bebé apanhar um pouco de  sol. O projeto ficou a cargo do gabinete Navarro Arquitetura.

À lista de desejos e necessidades do investidor de criptomoedas e da responsável por uma grande agência de DJ’s, juntou-se ainda um espaço para colocar música.

Para o mobiliário, a ideia foi a de misturar peças internacionais com peças brasileiras. O propósito, contam os arquitetos autores do projeto, foi conciliar as raízes brasileiras do casal com a vida cosmopolita que levam. Mas não só. Algum mobiliário veio diretamente da casa das mães dos proprietários, como que, trazendo um lado familiar ao ambiente.

“Algumas peças, como a poltrona Mole, está presente – embora em acabamentos diferentes -, tanto neste projeto como no apartamento que lhes estamos a desenhar em Milão. É uma maneira de criar uma relação entre os dois espaços”, contam os arquitetos.

Relativamente às obras, existia uma limitação de tempo por causa da chegada do bebé, e existiam também algumas preexistências que agradavam muito aos proprietários, por isso, a intervenção foi cirúrgica, realizando-se apenas na iluminação, na pintura, marcenaria, mobiliário, produção, tapetes e cortinados. 

“Embora o piso existente na sala deixasse o ambiente extremamente pesado, a substituição não era uma opção devido ao tempo disponível. A solução foi utilizar grandes tapetes claros que trazem mais leveza ao ambiente”.

A destacar, há ainda detalhes como os cantos arredondados de quase todas as peças de mobiliário, a paleta de cores clara e a conciliação de tecidos de alta resistência com texturas naturais. 

Quanto às peças que compõem os ambientes, destacam-se o Sofá B&B Italia Dock High Version, a mesa lateral Âmbar, com design de Lucas Recchia, a gravura Bitcoin, pintada especialmente pelo artista Jotape, a escultura The Guest, de Paul Smith e o quadro Cruz Diaz, que pertence ao acervo dos proprietários, entre outros.

Segundo os proprietários, o resultado foi uma casa que reflete as suas personalidades, e um projeto que “conseguiu criar um espaço  ao mesmo tempo bonito e funcional, perfeito para acolher uma jovem família com um bebé e dois gatos”.

0
Would love your thoughts, please comment.x