Por a 2 Fevereiro 2022

Era uma vez um celeiro – onde se guardava vinho – e uma casa contígua que deram origem a um lugar especial. Neste projeto assinado pelo (ma!ca) architecture, a história convive com a modernidade e acolhe uma vida em família.

Arquitetura: (ma!ca) architecture / Fotografias: Julien Kerdraon

No centro histórico de uma aldeia bem preservada em Montpellier, França, um celeiro que guardava vinho e a sua casa contígua foram remodeladas criando um lugar íntimo e especial.

O projeto assinado pelo escritório de arquitetura (ma!ca) architecture, manteve no projeto as características patrimoniais existentes – como a escadaria em pedra, as telhas e alguma da caixilharia em madeira da casa -, mas transformou a grande volumetria e as formas minimalistas do celeiro num espaço aberto e fluído, que comunica diretamente com o exterior através de um pátio quadrado.

A casa existente recebe os quartos enquanto o celeiro acolhe as atividades quotidianas de uma vida familiar. A sua longa estrutura cria uma sucessão de espaços – cozinha, sala de estar, uma mesa grande que dá para o pátio e por último, a piscina.

A posição da piscina é contígua ao edifício e cria diferentes ambientes permitindo experimentar os ritmos sazonais.

Parte do telhado do celeiro foi removido para projetar o pátio. A composição deste espaço remete para o estilo de vida contemporâneo. Manteve-se ainda um dos muros da empena do celeiro para garantir a eficiência térmica do edifício, uma vez que o calcário mantém o nível de humidade adequado durante toda a noite, em especial nos meses de Verão, mantendo o local fresco e agradável. A piscina e o pátio encerram em si a particularidade de serem os elementos que relacionam o interior com o exterior.

0
Would love your thoughts, please comment.x