Por a 17 Agosto 2021

O Nomo Studio projetou a Villa Patio, na ilha espanhola banhada pelo Mediterâneo, influenciado pelas vistas e os obstáculos, nomeadamente a casa vizinha e o hotel de dez andares.

Arquitetos: Nomo Studio / Fotografia: Adrià Goula / segundo a memória descritiva, via Archdaily

A casa do pátio fica num terreno suavemente inclinado, localizado em Coves Noves, uma pequena urbanização na costa nordeste da ilha de Menorca, em Espanha. O terreno tem excelentes vistas sobre o Mar Mediterrâneo, mas infelizmente também tem um hotel de 10 andares no seu horizonte; uma velha relíquia dos tempos em que a integração da paisagem tinha menos significado.

Por causa desse obstáculo visual e como a casa do vizinho fica a apenas alguns metros do terreno, foi decidido apontar as vistas em direções específicas.

Assim, a casa joga com paredes sólidas e envidraçadas que emolduram vistas ininterruptas ​​de mar, verde e jardim, escondendo a maciça construção do hotel e isolando-se dos vizinhos.

A posição da villa no topo de uma colina oferece uma vista notável, mas também a expõe ao vento forte do norte. A orientação do Sol, as visões conflitantes e a proteção contra o vento foram tratadas com a introdução de uma geometria isotrópica: um pentágono.

A casa foi girada para que todos os quartos pudessem desfrutar de uma vista de mar límpida, evitando o hotel.

Foi removido um volume quadrado do centro do pentágono para deixar mais luz do dia entrar na casa e criar ligações visuais interessantes. Tal vazio tornou-se um pátio orientado para o sul, protegido do forte vento norte.

Três dos seus lados são constituídos por grandes portas de vidro deslizantes que ligam visual e fisicamente as zonas opostas do jardim, permitindo contemplar o mar desde o piso térreo. A quarta parede do pátio é inexistente, formando um eixo norte-sul de espaços exteriores interligados: esplanada – sala de jantar – pátio – zona da piscina.

Duas janelas deslizantes que abrem a área de refeições interna / externa permitem um controle flexível da ventilação natural e proteção contra o vento. Do outono à primavera, o pátio guarda o calor do sol resultando deste modo num espaço aconchegante e convidativo; no verão, o mesmo espaço pode ser coberto e transformado numa grande varanda com uma brisa suave da ventilação cruzada.

Os acabamentos da fachada têm fortes referências da arquitetura de pescadores locais com paredes caiadas de branco e venezianas em azul marinho ou verde profundo. No entanto, a grande escala destes sistemas deslizantes de alumínio em turquesa pastel confere à composição um claro caráter contemporâneo.

As venezianas implantadas bloqueiam o sol durante o dia e protegem a casa quando está fechada. O reboco granulado das paredes exteriores cria um contraste interessante com as molduras inclinadas em torno das grandes janelas, onde um tratamento suave realça as arestas vivas dos seus telhados inclinados.

A parte de trás da casa tem uma linguagem completamente diferente, onde as janelas quadradas, mais pequenas, alinhadas com a fachada externa, lembram uma escala mais doméstica.

No interior, uma combinação de cores claras e tetos altos com inclinações variáveis refletem e ampliam a abundante luz do dia que entra pelas janelas generosas. Grandes vidros deslizantes e pisos contínuos de mármore branco diluem os limites entre os espaços internos e externos.

A utilização do mesmo mármore local em toda a casa, incluindo o revestimento da casa de banho, paredes da cozinha e escadas, conferem à casa um aspeto novo. Poucos elementos, como a piscina, o corrimão da escada ou os móveis da cozinha, quebram os tons totalmente brancos, introduzindo pequenos detalhes em turquesa que remetem às venezianas externas.

Paredes altamente isoladas e um esquema de ventilação cruzada natural garantem um funcionamento do edifício sem energia durante quase todo o ano. As persianas deslizantes perfuradas regulam a quantidade de ganhos solares ao longo das estações e durante o dia, reduzindo drasticamente as necessidades de aquecimento e refrigeração no inverno.

O aquecimento, o arrefecimento e a água quente são gerados por um sistema com elevada eficiência energética e as unidades de A/C permitem que as diferentes zonas tenham temperaturas independentes.

0
Would love your thoughts, please comment.x