Por a 2 Fevereiro 2022

Fim-de-semana a chegar com a promessa de dias de sol. É verdade que ainda estamos em Janeiro mas não é por isso que não podemos sonhar com casas de praia. Esta, tem uma ampla vista para o mar.

Arquitetura de interiores: Roberta Devisate / Fotografias: Lilia Mendel

São 350 m2 distribuídos por três andares e com vista para o mar que nos deixam a suspirar. Com uma decoração que balança entre o rústico e o contemporâneo, a designer de interiores Roberta Devisate apostou num ambiente leve e acolhedor não colocando de parte o lado funcional dos espaços. A casa fica em Angra dos Reis, no Brasil.

A zona social é a grande protagonista do piso térreo e compreende uma cozinha – dividida em duas zonas – e integrada com uma varanda e as zonas de jantar e de estar. Contudo, a solução exigiu uma alteração na localização da escada que dá acesso ao piso seguinte, uma vez que a mesma, originalmente, estava no meio da sala de estar e esse posicionamento tornava o ambiente menos fluído.

Foi por isso desenhada uma nova escada, na diagonal, promovendo fluidez, eficiência e leveza. Para esse efeito foi também crucial a estrutura de base metálica com corrimão em madeira de eucalipto.

No primeiro piso, numa segunda cozinha – de cariz mais funcional – foram usados azulejos brancos com apontamentos em verde-menta e que contrastam com prateleiras, painel e biombo em madeira e uma bancada em quartzo.

Na casa-de-banho que serve esta zona social, foi criado um painel em tijolo – o mesmo utilizado na cozinha -, e escolhida a cor Tamarindo para imprimir um resultado sedutor.

Nos andares superiores concentram-se os quartos – três no segundo piso e a suíte principal no último.

A forma como os interiores comunicam com as zonas exteriores refletem-se na só na dinâmica dos espaços como também nas cores escolhidas: verdes, crus e caramelos que evocam sensações de tranquilidade.

A escolha dos objetos decorativos assenta numa fusão entre peças com valor afetivo e itens rústicos. Muitas das peças foram encontradas em feiras e lojas de artesanato, algumas delas pela proprietária, mostrado uma dinâmica entre designer e cliente.

0
Would love your thoughts, please comment.x