Por a 8 Fevereiro 2022

Poderá o espaço ser pensado para influenciar comportamentos? Nesta casa, que se envolve de estantes vestidas de livros acredita-se que sim, e que esse elemento é um incentivo à leitura desde ao primeiros anos de vida.

Arquitetura: Atelier D+Y / Fotografia: Donghai Guo / descrição enviada pela equipa de projeto, via archdaily

Quando as necessidades de uma família estão concentradas no crescimento e aprendizagem das crianças que a compõem, é possível que o conceito tradicional de espaço, seja um pouco alterado. Foi o que aconteceu neste apartamento em Xangai, em que um volume com estantes ocupa o centro da casa, fazendo com que cozinha, sala de jantar, quartos e outros espaços se organizassem de acordo com a sua dinâmica, formando uma sequência gradual que interage com o centro.

Neste projeto de remodelação, quase todas as paredes não estruturais foram demolidas. As estantes são o centro da casa e têm como grande objetivo serem um incentivo ao hábito de leitura das crianças desde os primeiros anos de vida. Ou seja, que o espaço influencie o comportamento das pessoas que o vivem.

Para construir a parede do quarto principal, três estantes foram instaladas junto aos tijolos mais finos para garantir o isolamento sonoro básico. Ao fazer isso, mais livros passaram a estar acessíveis a partir de todas as divisões funcionais da casa – sala de estar, área de leitura na sala de jantar, quarto das crianças. 

A casa tem uma sequência gradual e os armários servem mais funções do que apenas a de arrumação. A partir da porta da frente, a sequência passa pela bancada onde se encontram o frigorífico e o forno, a mesa longa onde a família faz as refeições, estuda e cria, até ao quarto das crianças onde acontecem atividades particulares.

O espaço desta casa é aberto e ordenado. Desta forma, as linhas de visão dos membros da família não são bloqueadas e o espaço comum é utilizado ao máximo.

A grande mesa referida anteriormente e as estantes, formam o centro das atividades, que pode ser visto de ambos os quartos. Ou seja, as crianças podem estar a ler ou a fazer os trabalhos de casa e os pais podem vê-los enquanto desfrutam do seu espaço.

Mais uma vez, a disposição espacial muda o comportamento dos residentes. A longa estante por cima desta grande mesa oferece espaço suficiente para mais livros e brinquedos. Além disso, a estante de 4 metros  também aumenta a sensação de profundidade, uma vez que estende a sequência espacial horizontalmente.

Em termos de materialidade, o projeto adotou uma textura e estrutura simples. Verde claro nas paredes, móveis e estantes de madeira de cerejeira, e as várias vigas de betão deixadas à vista.

0
Would love your thoughts, please comment.x