Por a 22 Fevereiro 2022

Datada de 1875, a casa de Mélodie Violet foi alvo de um projeto que resultou em espaços que a designer denominada de elegantes, acolhedores e divertidos.

Design de interiores: Imagine / Fotografias: Guillaume Gorini

Conhecido pelos projetos arrojados, o atelier de design de interiores Imagine teve neste projeto em específico um desafio acrescido, já que a protagonista do mesmo, é a designer e fundadora do estúdio, Mélodie Violet.

Mélodie Violet

O projeto, que foi idealizado pela proprietária, consistiu na remodelação da sua casa geminada, uma moradia do século XIX, com cerca de 1500 metros quadrados, num espaço repleto de ambientes modernos e elegantes.

Tudo começou com o reforço das fundações originais, que datavam de 1875. Depois de consolidada a parte estrutural, a atenção voltou-se para um novo layout, com a criação de novas áreas e de espaços em open space.

A entrada faz-se através de uma divisão espaçosa e funcional, caraterizava por paredes verdes e acolhedoras que estabelecem uma ligação com outras áreas da casa, através do uso de plantas e de um jardim existente nas traseiras.

Neste espaço de entrada, duas portas conduzem respetivamente aos espaços privados da habitação ou aos escritórios da Imagine – que integram parte da casa -, e que se assume como um local de trabalho luminoso, com superfícies brancas e mobiliário contemporâneo.

No lado da casa onde se desenvolve a residência, os espaços foram completamente redesenhados, de forma a criar uma zona de estar em planta aberta, com bastante luz natural e vista para o jardim, ao qual se acede através de uma grande porta. Mélodie sublinha que é uma sorte ter um jardim numa casa de cidade e por isso, o projeto tirou o máximo partido do mesmo.

Segundo a designer de interiores, a seleção dos materiais, o conceito de iluminação e a escolha dos móveis e acessórios foi fruto de uma profunda pesquisa realizada pela Imagine. Um equilíbrio de texturas nobres e refinadas – como mármore, carvalho branco e revestimentos cerâmicos -, são realçadas por uma iluminação discreta e estrategicamente integrada. Luzes embutidas destacam as fotografias de viagem do proprietário. Uma variedade de ambientes diferentes são criados de acordo com a intensidade e o tipo de iluminação utilizada, como complemento às paredes pintadas de branco brilhante que emolduram os espaços.

As salas de jantar e de estar ficam um degrau acima da cozinha, onde uma ilha, em antracite do lado da cozinha e em preto do lado da sala, serve de elo de ligação entre os dois ambientes.

A cozinha assume-se como um espaço central na casa. Elegante e moderna distingue-se pela sua simplicidade. Os veios do mármore Carrera ligam a cor antracite da cozinha às suas paredes brancas. Tudo foi cuidadosamente pensado para otimizar espaço e armazenamento, incluindo armários sob medida, eletrodomésticos integrados e puxadores embutidos. Do outro lado, duas portas ocultam o acesso a uma grande despensa, onde são armazenados pequenos eletrodomésticos e produtos de mercearia.

Como em muitas casas antigas, a escada inicialmente levava diretamente da zona de entrada para o segundo andar. Contudo, foi decidido retirá-la para a colocar num outro lugar e redesenhada para ser mais leve, como uma escultura, explica a designer.

No piso superior também foram propostas alterações e o resultado é uma suíte principal com closet e mais dois quartos e uma casa-de-banho.

“O nosso objetivo foi o de criar uma casa elegante, acolhedora e divertida, onde os espaços se ligassem através de materialidades nobres e autênticas, e penso que atingimos os nossos propósitos”, conclui.

0
Would love your thoughts, please comment.x