Por a 25 Janeiro 2022

Neste projeto para um casal jovem sem filhos, um dos três quartos foi eliminado para ampliar a área social, a cozinha foi integrada na sala e o escritório foi reduzido para criar um closet. Tudo isto e ainda um baloiço.

Arquitetura de Interiores: Páprica Arquitetura / Fotografia: André Nazareth

Espaços com uma decoração leve e jovem para receber confortavelmente até 20 amigos e um closet. Estas foram as exigências de um jovem casal, que comprou um apartamento com 107 metros quadrados para iniciar uma vida a dois.

Para responder aos desejos dos proprietários, um dos três quartos originais foi eliminado para ampliar a sala, a cozinha foi integrada à sala com a possibilidade de ser isolada (quando necessário) e um outro quarto foi transformado em escritório e reduzido para criar um closet na suite principal.

“A principal inspiração para o projeto veio da proposta de criar ambientes integrados, com uma decoração jovem e despojada”, explica a arquiteta Nath Ornellas, que incorporou alguns objetos dos clientes, como livros, quadros e o aparador em ferro e madeira maciça (feito pelo pai da proprietária), na decoração.

“Usámos tons neutros pontuados por cores mais vibrantes, traduzindo a identidade da maioria dos projetos assinados pelo nosso escritório. Harmonizámos o verde e o azul, trazendo cor ao ambiente e deixando-os mais dinâmicos e jovens. Já o piso vinílico que imita madeira, deixou os ambientes mais acolhedores”, acrescenta.

Na sala de estar  destaca-se um baloiço que está fixo no teto e o banco revestido a azulejo, que acompanha toda a largura da janela.

Na cozinha, a porta divisória na cor verde destaca-se do conjunto. Ela permite integrar ou isolar os ambientes, dependendo da situação.

No quarto do casal, o protagonismo vai para a cabeceira da cama em painel ripado com iluminação indireta, contrastando com as mesas de apoio em verde.

A arquiteta destaca ainda a casa-de-banho que foi criada de raiz.

Como grandes desafios neste projeto, a equipa de arquitetura elege a sala e o terceiro quarto – desenhado de forma a voltar às suas caraterísticas originais com facilidade num futuro próximo.

0
Would love your thoughts, please comment.x