Por a 19 Janeiro 2022

A remodelação deste apartamento assentou no estilo escandinavo fortemente influenciado pela cultura japonesa, no sentido de criar um conceito leve, cool, sofisticado e com bastante fluidez. Os proprietários queriam um apartamento amplo, com a possibilidade de integrar totalmente a cozinha à sala, ou isolá-la quando necessário. A opção por portas divisórias foi ao encontro do pretendido.

Arquitetura: Up3 Arquitetura / Fotografia: Denilson Machado

Esta é a história de um apartamento que acolhe uma família moderna, que desejava um ambiente amplo e apropriado para receber amigos e familiares, e que também respondesse às suas necessidades e gostos. Queriam espaços leves mas sofisticados, com cor, mas apenas nos detalhes e com a possibilidade de integrar a cozinha na sala ou isolá-la por completo. Tudo isto, sem comprometer a presença de luz natural.

A equipa do escritório Up3 Arquitetura – autora do projeto -, assentou o conceito criativo no estilo escandinavo com influências japonesas. O primeiro explicam, está presente na escolha dos tons mais frios, na funcionalidade dos ambientes, no minimalismo e na generosa iluminação natural. Já a influência japonesa aparece no uso da madeira em tons mais claros, na presença de vegetação, na integração do interior com o exterior e no uso de formas orgânicas presentes em vários ambientes do apartamento, com destaque para a mesa e cadeiras de jantar, as mesas de centro, o espelho da casa-de-banho e o grande painel curvo de madeira ripada na suite, contribuindo para aumentar a sensação de leveza e fluidez dos espaços”.

De salientar que, o apartamento no seu estado original contemplava quatro quartos, mas após o projeto, o que ficava mais próximo da suite do casal foi transformado em closet para também assim, aumentar a área do quarto principal. Outra grande mudança foi a abertura total da sala para a varanda, com o objetivo de promover uma maior fluidez entre os ambientes de jantar, de estar e o novo espaço de cozinha. “Esta foi uma solução que trouxe mais conforto, amplitude e luz natural para todos os espaços”, confirma a equipa de projeto. Para além disso, explicam, “demolimos um quarto de serviço que não era necessário e desta forma foi possível uma melhor integração entre a sala e a cozinha. Demolimos também uma casa-de-banho para ampliar esta área”.

No que diz respeito à decoração, do mobiliário aos objetos decorativos, passando pela marcenaria, serralharia, revestimentos, pavimentos, iluminação e obras de arte, tudo foi colocado novo. “Na seleção das peças, levámos em consideração dois pedidos dos clientes: a leveza visual do projeto como um todo e a presença de cor apenas nos detalhes”.

Segundo os arquitetos, dois dos maiores destaques neste projeto são: o revestimento em madeira clara que envolve todo o espaço – dando a sensação de uma grande caixa, que por vezes mimetiza os armários, que foram desenhados com o mesmo material; e as portas divisórias em serralharia branca, que permitem integrá-la na zona social ou isolá-la sem perder a luz natural.

0
Would love your thoughts, please comment.x