Por a 11 Janeiro 2022

Camila Fleck assina o projeto de remodelação de interiores deste apartamento na zona Oeste do Rio de Janeiro. A intervenção passou por adaptar os ambientes às novas exigências dos proprietários, entre elas, ampliar a zona social integrando a varanda.

Arquitetura: Camila Fleck / Fotografias: Gustavo Bresciani

Localizado na Barra da Tijuca – na zona Oeste do Rio de Janeiro -, de frente para a Lagoa de Jacarepaguá -, este apartamento de 160m2  foi alvo de uma remodelação que incidiu na zona social, na generosa varanda e nos três quartos. A arquiteta Camila Fleck assina o projeto.

Sofá da Way Design e almofadas da Codex Home

Os proprietários – um casal com dois filhos – sentiu necessidade de adaptar os ambientes do apartamento às exigências da rotina atual de cada membro da família. Entre as ideias, estava a de integrar a varanda na sala, juntamente com uma zona goumet, conseguindo assim abrir um novo espaço para a sala de jantar – que ocupa agora a antiga varanda.

Sofá da Francino, cesto da Rosa Kochen, jardim vertical da Selva Bottega e painéis em madeira Tauari, da Guararapes. Fotografia na parede da autoria de Victor Vasconcelos
Mesa de jantar da Muui, cadeiras da Promobile Up e candeeiro pendente Ball, da Lumini
Bancada: em granito preto São Gabriel. Armários com acabamento em melamina branca, executados pela marcenarias S. Corrêa Luz

Outro dos pedidos feitos a Camila Fleck foi o de atualizar o quartos dos filhos – considerando a estética e idade de cada um – incluindo no conjunto zonas de estudo.

Por último, o casal pediu para que no seu quarto fosse integrado uma zona de escritório, para ser usado em períodos de teletrabalho.

Cabeceira de cama em MDF com acabamento em melamina Frape, da Duratex. Mesa de cabeceira desenhada pela arquiteta e executada pela marcenarias S. Corrêa Luz

Cadeira Setu, da Herman Miller, na Novo Ambiente

Camila Fleck conta: “o casal apresentou-me referências em tons de cinza e madeira, bem como ambientes modernos e minimalistas”. “No quarto dos filhos, como eles adoram basquete, aproveitei os elementos existentes relacionados com desporto”, acrescenta.

Segundo a arquiteta, o primeiro passo no projeto de remodelação foi o de eliminar a separação entre a varanda e a sala. Foi ainda demolida uma churrasqueira existente e substituído o pavimento da zona social por outro em porcelanato em tons de cinzento.

Nos quartos, o porcelanato foi substituído por piso vinílico amadeirado, de forma a conferir às áreas mais privadas um ambiente mais acolhedor.

Como os ambientes da área social passaram a estar integrados, Camila Fleck optou por um sofá modulado disposto em ilha, com assentos voltados para todos os lados e um encosto móvel. Segundo a arquiteta, esta solução conferiu ao espaço uma atmosfera descontraída de lounge, que se adapta a diferentes funções, como: ver televisão, relaxar, conviver em família ou reunir amigos.

“Para além da versatilidade, outra vantagem deste tipo de sofá é a de que ocupa menos espaço que dois sofás dispostos de forma tradicional e torna o espaço mais leve”.

Camila Fleck destaca ainda o grande portal da sala – executado em marcenaria, com armários nas partes laterais e uma sanca iluminada a 2,20m de altura, que ocupa a linha que delimitava o espaço da varanda.

A arquiteta sublinha ainda o painel de madeira que envolve o hall de entrada, dando a sensação de ser uma grande caixa de madeira, e que continua na parede principal da sala, disfarçando a porta de correr que dá acesso à cozinha.

0
Would love your thoughts, please comment.x