Por a 30 Novembro 2021

Assinado pelo coletivo de arquitectura Fragmentos, esta moradia unifamiliar foi em tempos um edifício de habitação e comércio.

Arquitetura: Fragmentos / Fotografia: Fernando Guerra /segundo a memória descritiva enviada pelos autores do projecto

O ponto de partida para esta intervenção foi a reconversão de um edifico de habitação e comércio numa moradia unifamiliar T4, em Santa Isabel, no centro de Lisboa.

A entrada, recuperada, foi mantida com acesso direto ao núcleo de escadas original. No piso térreo foram distribuídos dois quartos, uma sala de estar e uma área de serviço (associada à garagem). Os espaços de permanência (quartos e sala) distribuem-se à volta de um pátio no interior de quarteirão.

Esta relação com o exterior permite garantir a iluminação natural, e potencia o conforto na utilização dos compartimentos que vivem para o pátio.

O piso intermédio funciona como um só espaço. A cozinha, sala de jantar e sala de estar estão separadas por portas de correr que, quando abertas, permitem a vivência destes espaços como um só.

Para criar uma espacialidade mais contemporânea, o escritório é dividido da sala de estar através de uma lareira com dupla face, aproveitando parte de uma parede existente. A relação destes espaços com o terraço exterior (cobertura dos quartos do piso inferior) faz com que estes sejam indissociáveis uns dos outros. O terraço funciona como extensão do espaço de estar e tem ligação com o pátio.

0
Would love your thoughts, please comment.x