Por a 25 Novembro 2021

Edifício centenário alberga um loft alvo de uma intervenção arquitetónica elegante (e inesperada!) concebida pelo Future Simple Studio!

Fotografia: Felix Michaud Projeto: Future Simple Studio

O projeto da Rue de la Gauchetiere consiste na reabilitação de um edifício histórico perto do antigo porto de Montreal. O apartamento que hoje partilhamos é um estúdio que acomoda a flexibilidade e a união de uma vida familiar coerente com o século XXI.

Tendo a luz e a flexibilidade como principais prioridades deste projeto, o conceito de “caixa dentro da caixa” foi o mote para o desenvolvimento do projeto. Tratam-se de dois volumes de madeira envidraçados que são cuidadosamente dispostos dentro do espaço de cimento.

O apartamento é cuidadosamente pontuado com embutidos sob medida e móveis projetados pelo estúdio: um lavatório de casa de banho em cimento vazado e uma estante / escrivaninha personalizada ou uma cama conversível, para citar apenas alguns exemplos.

Cada bloco foi pensado como sendo um ‘quarto’, embora os blocos fossem usados ​​como ferramentas espaciais para organizar as funções residenciais – cozinha, sala de estar, jantar, estudo, leitura e exercícios. Isto é, objeto e arquitetura ao mesmo tempo, trabalhados como um kit de peças sob medida, incluindo tudo, desde painéis de teto, a pavimentos e móveis.

Os quartos estão equipados com persianas automatizadas que facilmente passam os espaços de abertos a quartos semi ou totalmente privativos. À noite, quando as cortinas transparentes estão fechadas e as luzes acesas, os quartos aparecem como lanternas flutuantes num plano aberto, criando uma atmosfera de sonho que desafia a imagem tradicional de “casa”, enquanto fornece os confortos necessários.

A paleta de materiais é elementar e tátil, as estruturas de contraplacado de nogueira ecoam os tons de terra das paredes de tijolo, o chão e os tecidos cinzentos quentes destacam-se entre o cimento, enquanto o vidro e os espelhos enfatizam a leveza do espaço com um jogo constante de luz e reflexo.

A ampla adição de vegetação, incluindo videiras e uma árvore ao ar livre, adiciona uma dimensão natural surpreendente e relaxante ao contexto do centro do loft.

O resultado é inspirador e com um design absolutamente intemporal!

0
Would love your thoughts, please comment.x