Por a 3 Novembro 2021

Os apaixonados pelo universo dos interiores adoram saber o que está IN e o que está OUT. Assim, analisámos as mais recentes mostras e projetos e verificámos quais os principais pontos que mantêm em comum e que continuam a conquistar adeptos.

Fotografia de destaque: Dmitry Chebanenko

FORMAS ORGÂNICAS

Já aqui tínhamos falado sobre esta nova tendência de mobiliário curvilíneo. As formas curvas revelam-se nas suas mais variadas maneiras, em todo o tipo de mobiliário e acessórios. No fundo, é uma simulação das formas encontradas na natureza que cada vez mais, está a ser trazida para dentro de casa.

ACABAMENTOS NATURAIS

Também já tínhamos dado por eles, quem se lembra? Verificamos a preponderância dos materiais naturais em todo o tipo de elementos, do mobiliário à própria arquitetura. São acolhedores e convidativos. Seja nas paredes, através de painéis de madeira, ou em pavimentos, a madeira em concreto, tem conhecido multifuncionalidades poucos exploradas até então. Outros acabamentos como a pedra, a palhinha ou os têxteis naturais vêm compor o leque de preferências.

TONS NEUTROS

Há espaço para todo o tipo de cores, contudo, os neutros têm vindo a ganhar preponderância, sobretudo nesta época em que todos procuram uma serenidade adicional. Os tons suaves e menos contrastantes têm sido um denominador comum nos vários projetos que publicamos.

Já a consultora e especialista em cores da Dulux Valentine – Catherine Filoche e o Pauline Glaizal, gerente da Made in Design, haviam revelado as cores tendência para 2022. Pode sempre relembrar aqui:

DIVISÓRIAS CRIATIVAS

Acompanhando o conceito do ‘open space’, a necessidade de divisórias pontuais, mas criativas e diferenciadoras, tem também vindo a crescer. Os espaços integrados têm sido uma forte tendência, mas trazem em si a ocasional necessidade de criar recantos com maior privacidade levou a que designers de todo o mundo criassem ripados, biombos, cobogós, e outras soluções originais, sobretudo nas grandes cidades.

ARTE E/OU PEÇAS DE AUTOR

A par com uma arquitetura inteligente, profissionais e moradores de vários pontos do globo têm vindo a preocupar-se com a qualidade das suas escolhas. Mantendo o lema de ‘Less is more’, o importante é selecionar peças únicas, onde a originalidade e criatividade são valorizadas, na composição dos ambientes.

O RECONHECIMENTO DE UMA BOA ILUMINAÇÃO

Numa espécie de constatação daquilo que todos sabíamos já ser determinante em qualquer projeto bem-sucedido a iluminação surge como garante de um bom resultado final em qualquer projeto de interiores. As opções são inúmeras, das luminárias suspensas, às de mesa ou de chão. E, se desconhece a melhor opção para cada caso, não deixe de ler o que escrevemos sobre o assunto.

0
Would love your thoughts, please comment.x