Por a 25 Agosto 2021

Um prédio de 1930 cuja remodelação trouxe à superfície os diversos pavimentos hidráulicos ocultos por camadas e camadas de tintas e outras intervenções datadas.

Fotografia: Adrià Goula

A casa de 70m2 localizada perto de Barcelona sofreu obras de requalificação com projeto assinado pelo atelier Forma que, aos poucos, foi descobrindo diversos elementos tradicionais de construção: azulejos, tetos abobadados e carpintarias originais. Felizmente, o trabalho desenvolvido pela arquitetura conseguiu recuperar a essência catalã da habitação. Hoje é uma habitação confortável, luminosa e bastante contemporânea!

Originalmente, o apartamento tinha uma varanda com vista para a rua, enquanto o resto da habitação acontecia virada para o interior de um pátio. Tinha a típica distribuição compartimentada, executada com diferentes materiais e instalações que se sobrepuseram ao longo dos anos.

Adrián Elizalde, arquiteto e CEO do Atelier Forma, começa por explicar que procuraram “Preservar ao máximo os elementos originais da arquitetura catalã. Isso, enquanto, em simultâneo, transformávamos o espaço num ambiente moderno e renovado.”

As cores e padrões únicos do pavimento de mosaico hidráulico foram realçados e o número de peças mantido, descartando-se apenas as que estavam verdadeiramente em mau estado. E os preciosos desenhos foram refeitos em certas áreas, adaptando-os à nova distribuição e às necessidades do solo.

Para realçar a luz natural e dar homogeneidade ao projeto, pintaram todo o apartamento de branco. Assim, valorizaram o piso de cerâmica e suas cores.

Os diferentes desenhos dos mosaicos hidráulicos são enquadrados como se fossem tapetes e são, indiscutivelmente, os protagonistas da casa. Juntamente com a madeira e o branco das paredes, conseguem criar novos ambientes, confortáveis ​​e descontraídos num amplo espaço com uma personalidade única.

Elizalde  acrescenta ainda: “Antes da nossa intervenção, o apartamento tinha uma imagem decadente, deteriorada e muito sombria devido à excessiva divisão dos espaços.”

Agora, depois de organizada a nova distribuição das divisões, foram utilizadas portas de correr para conectar os espaços. As divisões interiores são projetadas com grandes aberturas para atenuar a perceção de confinamento. A sala de jantar tornou-se, entretanto, no espaço mais importante de casa com uma mesa que serve para tudo.

Tem 3,10m de comprimento e serve como mesa de estudo, mesa de jantar, balcão de cozinha, e local de reunião. As cadeiras em preto e branco completam a escassa decoração do espaço.

Há ainda um corredor de cimento atravessa a cozinha e a casa de banho, levando às áreas comuns.

0
Would love your thoughts, please comment.x