Por a 25 Novembro 2020

Residência unifamiliar customizada e totalmente amiga do ambiente. O projeto é do atelier italiano jm architecture.

Fotografia: Jm architecture I Texto Segundo memória descritiva

A habitação unifamiliar localizada num bairro residencial nos arredores de Geneva na Suíça, foi projetada pelo gabinete de arquitetura Jm architecture e apresenta soluções inovadoras.

Uma inteligente composição a preto e branco de painéis articula os dois pisos desta habitação enquanto uma série de pátios rebaixados, brancos, trazem ar e luz natural a quem está ao nível da cave.

Os painéis de alumínio funcionam num sistema de fachada ventilada e cada ‘quadrícula’ corresponde a uma divisão interior especifica.

As escadas que conectam os três pisos e recebem uma generosa luz natural através da claraboia e das enormes janelas do lado norte.

As suas diferentes profundidades são resultado da análise de sombras, prévia, que visava controlar o calor durante o verão conjugada com a funcionalidade de cada espaço ao ar livre. Sem sistema de ar condicionado, o design da foi desenvolvido  para evitar os raios de sol a entrarem  de forma demasiado invasiva, durante os meses de verão.

Já a fachada sul é configurada com dois quadros principais empilhados correspondendo à cozinha e à zona de estar do terraço, do piso térreo, assim como, nos terraços dos quartos no piso de cima. Enquanto, por sua vez, o quarto principal goza de duas molduras brancas que atuam como barreira externa dos quatro vãos únicos, a fim de melhorar a privacidade entre eles.

No nível da cave, cada espaço é conectado com um pátio rebaixado privado com painéis de alumínio branco de forma a maximizar a entrada de luz natural. Os pátios são todos diferentes entre si, nomeadamente ao nível do tamanho e da funcionalidade. Contudo, todos eles são acessíveis pelas mesmas portas deslizantes de vidro.

O pátio pertencente à piscina integra um jacuzzi e um macro bonsai inserido nas rochas que permite não apenas uma extensão da sala mas também uma paisagem maravilhosa.

No interior, toda a carpintaria (como portas ou cozinha) foram desenhadas e customizadas em mdf lacado de branco combinado com diferentes pedra mármore.

Também as casas de banho recebem  luz natural e têm persianas verticais de forma a potenciar maior privacidade aos moradores.

A villa respeita os mais altos padrões de eficiência energética e a sua alta performance inclui janelas com vidros triplos e fachadas ventiladas. Assim como sofisticados sistemas de aquecimento e  e produção de água quente. Um enorme tanque coletor de água das chuvas está ainda  enterrado no jardim e serve o sistema de irrigação do jardim.

0
Would love your thoughts, please comment.x