Por a 10 Setembro 2020

Sentir-se um peão na sua própria casa pode não ser, aparentemente, uma ideia agradável. Mas viver num espaço onde o pavimento marca o ritmo dos seus passos tem o seu ‘Q’ de criatividade.

Fotos: kvarteretmakleri

Majorna, um bairro tradicional de Gotemburgo, na Suécia, é característico pelas suas casas de fachadas em madeira lisa em diferentes tons de verde ou cinzento. As traseiras ou arredores destas habitações têm pátios e jardins onde todos convivem, frequentemente, entre vizinhos.

Não são só os jardins que são encantadores, dentro das habitações, são diversos os detalhes que nos captam igualmente a atenção. 

Desde logo o pavimento… A cozinha não teria, certamente, o mesmo mood se não marcasse o seu próprio ritmo, diferente do resto da habitação. O piso em mosaico quadriculado a preto e branco remete-nos para um certo tradicionalismo. 

Foi muito utilizado nos anos 90 do século XX, sendo já na altura uma aproximação ao estilo retro visto na década de 50, particularmente em espaços comerciais como cafés e restaurantes.

A solução (re)surge aqui de uma forma mais contemporânea e leve provando que nunca sai de moda. Hoje em dia, esta malha, ou padrão, é naturalmente fácil de encontrar noutras tonalidades que vão do cinza ao encarnado, amarelo ou azul.

Revelando-se, indiscutivelmente, como o elemento mais marcante da divisão, tudo o resto foi sendo trabalhado em função dele mesmo. O fundo branco não compromete e permite a ligação com a restante habitação. Porém, é nos eletrodomésticos que se nota uma atenção particular, em concreto pela selecção de um frigorífico integralmente preto, assim como o fogão. 

Mas são os detalhes que fazem a diferença e, nisso os proprietários não se ficaram por aqui. Os puxadores em cabedal nos armários, as cadeiras de madeira ou a simplicidade da mesa posta mostra (bem) que estamos no norte da Europa.

Percorrendo as restantes divisões percebemos que a cozinha e a despensa estão viradas para o pátio e que os quartos e a sala também gozam dessa vista a sudoeste.

Detalhes como o os radiadores de ferro fundido, as portas espelhadas ou os tetos arredondados fazem deste ambiente um local sereno e com uma personalidade própria.

0
Would love your thoughts, please comment.x