Por a 16 Julho 2020

Integração foi a palavra chave deste projeto. Mas o conforto para receber amigos também esteve entre as principais premissas!

Fotografia: : Juliano Colodeti, MCA Estúdio, com produção de Ricardo Melo

A dupla de arquitetos Ricardo Melo e Rodrigo Passos assinou o projeto de reforma e decoração deste apartamento situado em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Nos cerca de 73m2 de área útil, os arquitetos delinearam uma sala com zona de refeições, cozinha, uma suite e um segundo quarto, de hóspedes, integrado, mas com a possibilidade de ser ocultado.

O jovem relações públicas, de 40 anos, proprietário do imóvel, solicitou um espaço  integrado onde pudesse receber os amigos e o resultado é um ambiente acolhedor, com características assumidamente masculinas.

A sala está dividida em zona de visionamento de televisão e sala de jantar com ambiente integrado.

Para atender à possibilidade de receber visitas também para dormir, os arquitetos sugeriram que parte da sala fosse usada como quarto de hóspedes, com um sofá-cama de boa qualidade e portas de correr que isolam o espaço da restante da sala, permitindo isolar-se do restante do espaço, sempre que desejado.

Em termos de obra, algumas mudanças tiveram de ser levadas a cabo. A passagem da cozinha foi alterada e tanto a varanda como um dos quartos foram integrados à sala, ampliando, assim, a área social. No caso do quarto de hóspedes, as portas de correr permitem reverter a integração, conferindo privacidade para que o espaço seja usado como quarto, tal como referido.

Do ponto de vista da decoração, a opção recaiu para os tons neutros com toques de azul, além de complementos coloridos e divertidos que evidenciam a personalidade do morador. Combinados com a evidente utilização da madeira, o material nobre que mais conforto confere ao apartamento, a par com os têxteis.

A versatilidade da integração com a sala, a funcionalidade da cozinha e a paleta de cores são os pontos altos deste projeto.

0
Would love your thoughts, please comment.x