Por a 26 Abril 2020

A VICARA – Design Editors conta com uma rede de cerca de 16 designers/makers e funciona num sentido de comunidade. Produz e comercializa objetos únicos, ao criar estratégias, produtos e histórias para marcas num formato tailor made. Falámos com Paulo Sellmayer, co-fundador e designer, e João Marcão, marketing communication manager.

Fotografia: Ricardo Graça

Esta editora independente de design de produto aposta desde a sua fundação em trazer para dentro das nossas casas “objetos exploratórios que integram as tipologias convencionais como a iluminação, decoração, mobiliário e acessórios”. Portugal e os seus designers e artesãos elevados a um outro patamar. Apoiamos quem faz cá dentro.

Paulo Sellmayer – João Marcão – Leiria – Ricardo Graça – 2019_VICARA

De que forma a atual situação está a afetar o quotidiano da VICARA? 

Para além de ter alterado o nosso dia-a-dia, pois agora trabalhamos a partir de casa, a VICARA contava já com uma rede de cerca de 50 lojas parceiras que agora estão de portas fechadas. Estas lojas representavam grande parte das nossas vendas e o facto de estarem encerradas fez com que tivéssemos que repensar algumas estratégias e implementar outras. Felizmente já tínhamos loja online ativa no nosso site, o que tem ajudado nesta altura. Mas sem dúvida que esta situação acelerou o processo de transformação digital da VICARA. 

Jarro Cimento por Jorge Carreira para a Vicara; foto de Ivo Rodrigues


Como é atualmente o vosso dia?

A VICARA conta com uma rede de cerca de 16 designers/makers e funciona num sentido de comunidade. No escritório, estamos todos os dias eu, João Marcão, e Paulo Sellmayer, diretor criativo da marca. O dia-a-dia dos dois é agora feito a partir de casa (só indo ao escritório quando é de facto impreterível). Fizemos por manter o mesmo horário – das 9h às 18h – e por norma começamos sempre o dia com uma chamada via skype ou telefone, depois de verificarmos o e-mail e organizarmos os pontos de agenda. Para nos ajudar nesta organização arranjámos uma aplicação para gestão de projeto que se tem revelado bastante útil para encurtar esta distância que agora nos separa. Terminando sempre o dia da mesma forma que começámos: Ligando um ao outro e fazer o “recap” do dia e dos objetivos cumpridos. 

Paulo Sellmayer e João Marcão, Leiria; Foto por Ricardo Graça


De que forma se ajustaram à nova situação do confinamento em casa? 

Como dito anteriormente, temos agora uma aplicação para organizarmos o nosso dia-a-dia que dividimos por categorias e tarefas, que tem ajudado muito nesta situação de confinamento. Adaptámos também o nosso sistema de vendas online: As peças vendidas são agora recolhidas em nossa casa e entregues em casa do cliente
Felizmente também já tirávamos partido da partilha de ficheiros na “cloud”. O que tem dado imenso jeito agora, pois conseguimos trabalhar a partir dos nossos computadores pessoais sem problema. Portanto, penso que até foi rápida a habituação a esta nova realidade de trabalhar a partir de casa. Falta só referir a importância de sair da secretária de vez em quando para uns pequenos alongamentos, ter o copo de água sempre ao lado do computador, e ao fim do dia ir correr/caminhar um pouco ou fazer algum exercício físico em casa para espairecer a mente e desentorpecer o corpo.


Que conselhos dá aos leitores da Urbana nestes tempos difíceis e estranhos?

Já há muito tempo que se fala numa nova fase do movimento handmade e da revolução/valorização do artesanato, que é agora alicerçado na comunicação e vendas pela web – O dito “crafts 4.0”. Com a vinda destes tempos estranhos, esta realidade “em rede” ainda se torna mais forte. Na VICARA estamos a aproveitar esta fase para crescer no online através da inserção em diferentes marketplaces, lojas “físicas” com venda online, reforçar a presença nas redes sociais, entre outras abordagens digitais.Mas se agora é tudo mais digital, por outro lado não podemos perder a importância do contacto humano.
Consideramos de extrema importância aproveitar esta fase para criar empatia. Para nos aproximarmos dos nossos parceiros, clientes e toda a comunidade pertencente ao nosso ecossistema. Seja através de um e-mail, de uma chamada ou de uma simples mensagem pelo instagram. Este reforço da presença no “online” e da relação com a comunidade são os conselhos quem imperam nesta altura desafiante das nossas vidas e respetivos negócios.

Cerne Set por Samuel Reis para Vicara; foto de Ivo Rodrigues

Biografia da Marca

A VICARA assume-se como uma editora independente de design de produto, que tem como principal premissa levar para o interior da casa objetos exploratórios que integram as tipologias convencionais como a iluminação, decoração,  mobiliário e acessórios. Distinguindo-se das demais marcas pelo catálogo de peças experimentais de designers emergentes portugueses, que se destacam pela sua unicidade, com produções em séries limitadas em processos desenvolvidos e investigados pelos próprios designers, a VICARA produz e comercializa objetos verdadeiramente únicos, ao mesmo tempo que cria estratégias, produtos e histórias para marcas num formato tailor made.

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