Por a 29 Outubro 2019

Na sua próxima viagem, escolha bem o lugar onde vai dormir porque hoje um hotel de cidade é muito mais do que uma cama e um duche quente. É ponto de encontro, é festa e é cultura. Selecionámos os nossos 5 favoritos, para um outono vibrante.

Por Mafalda Galamas e Isabel Figueiredo

Walper, Silicon Valley North,  Canadá

O Walper Hotel, desenhado em colaboração com Jill Greaves Design e Dialogue 38, recebeu recentemente o seu 6º prémio –  uma Menção Honrosa na categoria ‘Design Comercial’ no âmbito do Prémio Ceramics of Italy Tile.

O histórico Walper Hotel em Silicon Valley North, no Canadá, é o novo ponto de encontro entre a crescente comunidade tecnológica de Kitchener Waterloo. Com os escritórios recém-inaugurados da Yahoo, Google e outros grandes players de tecnologia, bem como a RIM de Waterloo e o Perimeter Institute, esta área, localizada a uma hora de Toronto, prova ser uma das comunidades que mais cresce no país.

O Walper Hotel desempenhou um papel fundamental no cenário social e cultural da cidade desde a sua abertura, em 1893. Designado como um marco histórico, a lista de famosos que já ficaram no hotel inclui muitos primeiros ministros, incluindo Pierre Trudeau, Eleanor Roosevelt, vários nomes do jazz, como Louis Armstrong, e outros VIP, caso de Duke Ellington, James Brown, Liberace, Rudolph Nureyev, Bob Hope ou Tony Bennett.

Décadas depois, a clientela cada vez mais exigente obrigou à renovação do hotel numa colaboração entre três empresas de design e arquitetura – Dubbeldam Architecture + Design , Dialogue 38 Jill Greaves Design que se encarregaram da reforma completa dos pisos destinados aos quartos e ainda incluiu a criação de espaços de dormir adicionais, nos pisos existentes, somando-se hoje um total de 92 quartos.

Cada quarto é único e contém trabalhos de marcenaria, móveis e luminárias personalizados. A missão era dar nova vida a um prédio de tijolo, antigo e a pedir reforma, usando acabamentos naturais, iluminação eficiente em termos de energia, móveis simples e detalhes exclusivos. A nova paleta de materiais inclui madeira de nogueira elegante e madeira de freixo quente, cores e portas de alto brilho – o azul é usado para as salas mais pequenas e o vermelho para as maiores – combinados com gráficos monocromáticos em negrito nas paredes.

As combinações excêntricas de móveis e iluminação de design personalizado enfatizam ainda mais a natureza ‘boutique’ do hotel. Com uma revitalização que abrange desde pequenos detalhes até ao look and feel urbano, o Walper está mais uma vez pronto para se tornar o destino de muirtos naquela região.

Hotel Norge Scandic, Bergen, Noruega
A Concrete anunciou a abertura do Hotel Norge em Bergen; uma nova casa temporária para viajantes com mente curiosa. O Norge abraça a história de Bergen e combina-a com um estilo de vida internacional e contemporâneo. O design é realçado pelo sol gigante, no lobby, um recurso surpreendente escondido no coração do edifício.

Projetado como uma coleção de espaços exclusivos com curadoria, com uma variedade diferente de ambientes que captam a cidade de Bergen, ficar no Norge significa conhecer pessoas com ideias semelhantes, por exemplo, no café urbano e luminoso Norge. Subindo ao lobby, o espaço é mais sofisticado, iluminado pelo sol gigante que muda de cor dependendo da estação e do clima.
Descubra os sabores nórdicos mais ricos e puros da natureza no restaurante NOVA, explore novas cenas urbanas com o concierge e experimente a sensação de liberdade dos quartos, amplos e com todos os confortos.
Exmo.Hotel, Porto, Portugal

O Exmo Hotel, no Porto, propõe uma viagem ao século XIV. O novo projeto de arquitetura do atelier Floret implicou a reabilitação de um edifício histórico que teve grande respeito pelas lajes de betão.

Por se tratar de um prédio que se encontrava em uso, o seu estado de conservação permitiu uma intervenção pouco intrusiva, usando as modificações realizadas ao longo do século XX, nomeadamente a introdução das referidas lajes de betão.

Foram preservadas as fachadas, a estrutura principal em alvenaria de pedra e todos os elementos decorativos originais, incluindo algumas inscrições de siglas medievais gravadas por pedreiros, bem como, o arco que deverá remontar à edificação original e a escada oitocentista e a escadaria introduzida na década de 70, pelo seu valor arquitetónico.

A decoração ficou a cargo da Lost & Found Home Design, que foi convidada a criar um ambiente “urbano e contemporâneo”, seguindo uma palete de cores e materiais restritos.

Hotel Pacai, Vilnius, Lituânia

O Hotel Pacai, é a síntese de múltiplas visões criativas que se reúnem num edifício histórico que é uma verdadeira herança do passado. É ainda um local que celebra a singularidade da cultura atual da Lituânia e do Báltico.

O design de interiores foi utilizado como ferramenta poderosa para contar a história a cada hóspede, criando um diálogo único através de experiências e sensações. Ao criar esta história a maioria dos espaços que remontam ao final do século XVII, mantêm-se vivos.

É a história visível de uma maneira muito direta: os frescos existentes e texturas das paredes são destacadas com iluminação, também a escadaria é mítica e as suas características históricas são preservadas e destacadas.

A sua atmosfera artística e acolhedora é dominada pelos tons suaves e profundos nas áreas públicas (restaurante, lounge bar, recepção, parte dos corredores), iluminação suave com foco em elementos críticos e peças de arte nos quartos.

25hours Hotel, Düsseldorf, Alemanha

O 25hours Hotel é caracterizado por uma rica herança francesa. O conceito do hotel é inspirado no mix entre a funcionalidade alemã e o requinte francês. Este representa o edifício mais alto da região (conhecido como Quartier Central) e recebeu o nome de “Das Tour”: A Torre.

Pretende servir como a sala de estar do novo bairro, caracterizado pela personalidade de um serviço descontraído e charmoso, que procura encontrar respostas para as exigências dos viajantes urbanos e cosmopolitas. São 17 andares abrigam 198 quartos com uma variedade de categorias e temas.

A área de spa foi inspirada no Tour de France, e o coração gastronómico do hotel, o Paris Club, abrange os dois andares superiores. Já o restaurante no 16º andar convida a uma paragem para almoçar ou jantar.

Uma das características mais singulares do hotel é a oficina de bicicletas no lobby do hotel numa espécie de aceno para a engenharia alemã que oferece bicicletas e acessórios para os residentes móveis da cidade. Outro atrativo é o quiosque, projetado em estilo francês.

0
Would love your thoughts, please comment.x