Por a 13 Setembro 2019

Uma reformulação total com a criação de um pátio interior que trouxe a natureza, literalmente, para dentro de casa!

O projeto assinado pelo Studio AG, foi idealizado para um jovem casal, recém-casado, que adora conviver e receber amigos, ela arquiteta e o marido dono de um restaurante. O principal desejo era a integração total dos ambientes para ganhar amplitude.  As arquitetas Amanda Castro e Giovana Giosa criaram, assim, uma cozinha aberta, com um jardim incrível onde o casal pudesse estar junto dos amigos e, acima de tudo, uma habitação que fosse muito bem iluminada e arejada.

A reformulação total do imóvel permitiu tornar a casa geminada dos dois lados, o que reforçou a necessidade de trazer, (de outras formas), luz e ventilação para o interior da habitação. O grande desafio deu origem à criação de um pátio interno que reforçou a iluminação natural no interior.

No referido pátio foi criada uma parede verde, que trouxe a natureza para dentro da casa acompanhada por uma passadeira de vidro, obrigando os moradores a desfrutar do jardim sempre que acedem ao piso superior.

As cores claras foram uma estratégia para refletir a luz levando-a a todos os pontos da casa tornando, inclusivamente, o ambiente mais claro. No piso térreo foram seleccionados materiais mais “frios” por uma questão de funcionalidade de limpeza e manutenção.

O projeto de interiores explorar diferentes texturas, como aço, palha, pedra, madeira e tecidos vibrantes para equilibrar com a arquitetura minimalista. Também foi tido em conta o uso de materiais com isolamento térmico e acústico, devido à alta poluição sonora da localidade.

A reformulação geral dos ambientes exigiu alguns reforços estruturais através de uma sequência de vigas metálicas. A dupla de arquitetas considerou interessante deixar as novas vigas aparentes evidenciando o contraponto entre a planta original e a nova integração de ambientes.

0
Would love your thoughts, please comment.x