Chama-se SPICA, abriu em Milão e conta a história da jornadas das chefs à volta do mundo.

O novo espaço das conceituadas chefs internacionais foi desenhado pelo estúdio Vudafieri-Saverino Partners. O conceito combina influências asiáticas com referências ao excelente design de Milão, criando uma atmosfera vibrante, multicultural e colorida.

O recém inaugurado restaurante no coração do bairro milanês de Porta Venezia, pertencente à chef indiana Ritu Dalmia e à italiana Viviana Varese, é o resultado de uma paixão comum pela culinária mundial. Motivo pelo qual resulta num restaurante que abraça a diversidade, oferecendo uma viagem gastronómica por quatro áreas geográficas (Sudeste Asiático, subcontinente indiano, Europa e América).

O cardápio também é dividido nestas quatro macro áreas geográficas. As propostas variam de dim sum em massas de cristal e bao da China a saladas tailandesas, sopas birmanesas e ramen ao estilo japonês; da samosa do Rajastão às cocas mallorquinas espanholas; de tortilhas, nachos e ceviche, e costelas.

A jornada desta dupla reflete-se não apenas na ementa mas, também, no design de interiores. O estúdio Vudafieri-Saverino Partners com sede em Milão e Xangai, em concreto os arquitetos Tiziano Vudafieri e Claudio Saverino, projetaram um espaço capaz de surpreender com a sua mistura de sugestões asiáticas e homenagem aos mestres do design milanês do século XX. Só poderia refletir-se num restaurante animado, colorido e com uma atmosfera vibrante.

Spica traduz a história de Ritu Dalmia ao partir da Índia, cruzando a Ásia a caminho de Milão onde assumiu as tradições gastronómicas, a espiritualidade e a hospitalidade dos diferentes países que visitou. Dentro do restaurante, a cultura cosmopolita contemporânea encontra os sinais e influências estéticas dos grandes mestres do design milanês.

A tradição milanesa combina com o design radical de Ettore Sottsass em elementos caracterizados pelo papel de parede com padrões coloridos e inserções geométricas fluorescentes. Uma escolha que conta a história da estratificação das culturas e da riqueza de cores dos países visitados por Ritu Dalmia. Estão assim representados dois universos distintos mas que interagem harmoniosamente e se refletem, respectivamente, na arquitetura e no mobiliário.

O mobiliário é, claramente, uma reminiscência dos grandes mestres de Milão dos anos 50 e 60. Franco Albini, que foi a inspiração para as duas peças criadas para a entrada e a sala de jantar. Em laminado de nogueira, com estrutura de ferro pintado de preto e detalhes em latão, exibem ornamentos que evocam os lugares, lembranças e experiências das viagens do chef.

Outra referência ao mundo asiático e sua espiritualidade é o layout do espaço, seguindo as regras da doutrina arquitetônica Vastu (“ciência da construção” em sânscrito). Uma disciplina antiga, nascida na Índia há mais de 5.000 anos, segundo a qual a construção de casas, vilas e cidades deve levar em conta as leis e influências da natureza. As salas Spica estão voltadas para os pontos cardeais recomendados por Vastu, de modo a criar espaços capazes de irradiar bem-estar e harmonia.

Souberam igualmente tirar partido do prédio industrial com grandes janelas com vista para a estrada e um pátio interno onde estão instalados. O Spica mantém sinais evidentes do passado, como o piso e uma parede que voltou à sua aparência natural, onde as camadas de tempo são evidentes. Seis janelas estão voltadas para a rua: totalmente abertas, criando continuidade entre o interior e o exterior.

Na entrada, os clientes são recebidos por um bar impressionante de oito metros de comprimento, inspirado nos milaneses da década de 1960, com fundo de vidro antiquado, tampo de latão em pó e prateleira de garrafas suspensa

A área de lounge adjacente consiste em quatro mesas redondas, projetadas pelos arquitetos, com acabamento da mesma maneira que o bar. As poltronas, como os bancos do bar, foram criadas por uma empresa indiana e são uma homenagem a Franco Albini, lembrando as formas de sua famosa cadeira Luísa.

A casa de banho também se destaca pela atmosfera fresca e colorida, com o lavatório longo com pia única e concha laminada e os icónicos espelhos Seletti.

2
Arquitetura contemporânea em residência privada por Pieter Vanrenterghem.

@pieter_vanrenterghem
Meadow Hues - Project BP
#privateresidence #vacationhouse #minimal #interiorexterior #continuouspool #architecture #vanillasky
6
Para começar a semana com uma pontinha de motivação (porque há dias com sol e que nos levam a querer estar mais tempo na rua do que entre quatro paredes...). A inspiração chega-nos via Nathan Lindberg.

@nathanlindbergdesign
@hendersonjayne
Beautiful interior design, modern rustic and vintage elements, wabi sabi styling, a touch of Spanish and Moroccan design with @markalexander_ma fabrics, great inspiration by @hendersonjayne

#interiordesign #schönerwohnen #designinteriors #interiorspaces #interiorarchitecture #interiorgoals #interiordesigns #architecturaldigest #elledecoration #vogueliving #livingroomgoals #livingroomdesign #wohnzimmer #interiors #wabisabi #nathanlindbergdesign #naturalinterior #homedecoration #vintageinterior #vintagehome #rusticinterior #modernrustic #rusticdecoration #moroccandesign #spanishdesign #dreaminterior #moderninterior #modernliving #woodinterior #ibizainteriors
2
Bar em Belém, Bak Gordon Arquitetura | Fotografia de @francisconogueira

Bar in Belém
Bak Gordon Arquitectos
@bakgordonarquitectos
Lisbon, 2019

#architecture #bar #concrete #cafe #cafeteria #bakgordon #francisconogueira #architecturalphotography #lisbon
2
Vila Madalena
Cozinha partilhada com a sala em pequeno apartamento em São Paulo, Brasil. Fotografia de Gui Morelli, projeto do estúdio Casa100 Arquitetura.

Kitchen shared with the living room in a small apartment in São Paulo, Brazil. Photography by Gui Morelli, project signed by Casa100 Arquitetura.

@guimorelli | @casa100arquitetura

#apartamento #apartment #smallhouse #kitchendesign #kitchen #interiordesign #interiores #arquitetura #arquitecture #architecture #vilamadalena #saopaulo #brasil #revista_urbana
3
Mix&match, madeira, vidro e o sofá beringela na Casa View Ridge, projeto de @heliotropearchitects | Fotografia @haris.kenjar

#architecture #arquitectura #arquitetura #architecturelovers #residential #sofa #fireplace #projeto #archidaily
6
Loucos (sempre!) por cozinhas. Esta chega-nos via AndTradition, com destaque para o par de cadeiras e o tapete Moor, verde pinho, lindo!

Kitchen fitted with some of AndTradition faves including a set of In Between chairs in black lacquered oak and The Moor rug in green pine.

Via @andtradition
Where @studioxviaduct
Photo @schonnemann

#andtradition #rug #chairs #kitchendesign #kitchendecor #cadeiras #tapetes #cozinhas #cozinha #design #designs #homedecor #housedesign #interiores #interior2you #interior_design #interieur #inspiration #picoftheday
2
De portas abertas para um novo ano, sem nos fecharmos ao passado! O projeto é do Zooco Estúdio e não poderia exemplificar melhor a importância de vivermos de mente e coração abertos aos novos desafios. Bom Ano novo! Bons projetos! Sejam 🎈felizes.

@zoocoestudio @carloscrespoviadero @imagensubliminal

#cantabria #concrete #wood #architecture #coacan #coam #thebestnewarchitects #arquitectoscantabria #dezeen #instagood #architect #interiordesign #livingspace #lighting #zoocoestudio #newproject#cow#cozy#fireplace#kitchendesign#weekendhome#cantabriainfinita#burnrenovation#countryliving #designboom
3
Léry, Quebec
O coletivo de arquitetos Chevalier Morales interpreta a paisagem gelada de Léry, no Canadá, com um projeto residencial onde espaço, luz e volume são principais características.

TODA A HISTÓRIA NO SITE | FULL STORY ONLINE

#architecture #arquitetura #arquiteture #architecturephotography #archdaily #revistaurbana #fullstoryonline #linkinbio
5
Um T3 distribuído por 69m2 alvo de recuperação integral por Nuno Pestana do Atelier Alçado Versátil. Fotografia de Paulo Lima, texto de Mafalda Galamas.

In @revista_urbana | edição de Janeiro já nas bancas.

#apartamento #atelieversatil
#apartment #casa #home #homedecor #interiordesign #interiores #architecture
2
Casa Twofold, arquitetura contemporânea por Chamberlain Architects. Inclui dois pátios interiores e duas áreas de living.

@chamberlainarchitects
Designed for @ruum_living

Designed with an emphasis on flexible living, Twofold House includes two living spaces and two courtyards. ⁠Renders by @gavinscott3d⁠
⁠ ⁠



#newhome #newbuild #ruumliving #ruumtwofoldhouse #foreverhome⁠
#architecture_hunter #archdaily #modernarchitecture #designboom #australianarchitecture #architecturehunter #bestnewarchitects #architectureandpeople #archilife #architecturaldetail #archilovers #architecture_best #architecturelovers #architecturedose #modernarchitect #finearchitecture #architecturephotography #instaarch #modernism #architecturedaily #dezeen #architecture #architect #amazingarchitecture ⁠
1
Inspiração de sábado 🖤 Saturday inspiration.

Via @decorno5 | @galerie_half | @shadedeggesphotography
#interiordesign
#instahome
#homeinspo
#interiortherapy
#decorno5 #london #interiorinspiration
#homestaging
#decor #interiors
#beautifulhomes
#homedecor
#homebeautiful #realestate
#nottinghill #interior #architecture
#home #interiordecor #interiorinspo #inspiration #londonproperty
#artwork #instadaily #instagood
#photoofthedayphoto #architectualdigest
#design
1
Lembram-se desta sala (ficámos a pensar na boa solução da porta e nas cores...)? Pois bem: hoje esta é outra perspectiva.

Still thinking about that door’s colour and how beautiful is this living room.

@ann.living
#interiores #domoweinspiracje #gallerywall #solebich #homebook #scandiinspo #interiør #scandihome #scandistyle #interior123 #howyouhome #interior444 #scandinavianinterior #pocketofmyhome #xmastime #xmastree #galeria #myinterior #mylvngrm #pokoj #xmasdecor #xmastime #annliving #gwiazdy #swieta2019 #bozenarodzenie #interior4inspo #interior_magasinet #interior444
Sem mais artigos