Por a 22 Agosto 2023

A gastronomia japonesa tem uma nova morada em pleno centro histórico do Porto. Do mesmo grupo do restaurante Tokkotai, o novo espaço tem um ambiente tão descontraído e simples quanto possível. Mas simultaneamente depurado.

Texto: Isabel Figueiredo / Imagens cedidas

A funcionar no mesmo edifício, os restaurantes são diferentes como o dia e a noite. O Tokkotai (noite) sugere uma experiência gastronómica intimista e sofisticada apenas aos jantares, e o Tokko (dia) propõe-se oferecer um ambiente mais cool e descomprometido. Une-os a qualidade do produto e a mestria da equipa de cozinha e de sala, oriunda, maioritariamente, de São Paulo, a cidade brasileira que é a meca da gastronomia japonesa.

Com uma grande janela voltada para a Rua Ferreira Borges, os interiores do Tokko são assinados por Paulo Lobo, que para ali destinou um ambiente despojado através da decoração simples, em tons de branco, creme e dourado, em contraste com as madeiras dos seus 35 lugares sentados.

Em linha com esta personalidade despretensiosa, a carta do Tokko foi pensada para ser mais simples, a pensar, no futuro breve, nas modalidades de delivery e take-away. De forma a elevar ainda mais a qualidade da matéria-prima, a equipa de cozinha do Tokko empenha-se na transformação e utilização do produto na sua totalidade. 

No capítulo das entradas, reinam no Tokko o Carpaccio de Salmão, o Tártaro de Atum Picante mas também as Croquetas de Peixe, os Tacos de Alface Romana com Costela de Porco e Salsa Criolla (ou a Salada de Alface Grelhada com Muxama, Castanha e Tomate Confitado). O menu abraça, em seguida, especialidades como os Tacos (salmão e atum), o sushi Batera e os já habituais Uramakis, Hossomakis, Sashimis e Temakis. Para além destes, há espaço para os vários combinados de sushi, incluindo um combinado vegan.

Há ainda pokes e alguns pratos quentes, como o Bife Shogayaki, um prato tradicional japonês, composto por fatias finas de carne de porco e gengibre, o Kare Udon, um caril japonês ou o Arroz de Marisco e Atum Selado.

Para adoçar a refeição, há Mochis de Gelado, bolinhos tradicionais japoneses feitos de arroz glutinoso moído, Bolo Chiffon com Creme Inglês e Gelado ou Pudim de Matcha. Além do menu à la carte, está ainda disponível um menu executivo (19,50€) que inclui um otoshi — um pequeno snack servido tradicionalmente como entrada no Japão—, um prato quente ou combinado de sashimi, batera e nigiri (10 peças), sobremesa, bebida e café. 

A carta de bebidas tem diversas referências de vinhos, que vão de Portugal à África do Sul, mas também é possível pedir os conhecidos cocktails de assinatura criados pelo barman do Tokkotai.

Para aproveitar o melhor das estações quentes no Porto, o Tokko possui ainda duas esplanadas. A mais pequena fica no deke de madeira em frente ao restaurante e tem apenas oito lugares; a outra, a do Patio, é mais exclusiva e está no interior do edifício, somando 18 lugares.

A SABER

Morada: Rua de Ferreira Borges, 57, 4050-116 Porto

Tel.: +351 913 037 117

Web: www.tokko.pt

E-mail: [email protected]

0
Would love your thoughts, please comment.x