Por a 26 Julho 2017

Falámos com a designer têxtil mais conhecida da Europa, Tricia Guild, fundadora, designer e CEO da conhecida marca de lifestyle Designers Guild. Conheça a história desta empresa e da sua fundadora, conheça a Tricia Guild

SS16_Grey-cloth_80787

  • Como nasceu a vontade de criar uma empresa como a Designers Guild?

 Sempre quis criar um lifestyle, pois trabalhava como designer de interiores e ficava completamente frustrada com a falta de oferta nos têxteis contemporâneos e inovadores. Na época era preciso visitar várias lojas para fornecer uma só casa, e não havia nenhum lugar que realmente olhasse para o conceito global de um estilo decorativo. Senti que tinha algo diferente a dizer e ainda era jovem e destemida, por isso decidi dar uma oportunidade à minha vontade. Então comprei alguns abajures, fiz algumas almofadas, um sofá, coloquei alguns tapetes por baixo do sofá e montei um cenário na montra. Ainda adicionei alguns livros e umas cerâmicas que eu tinha encontrado e depois, com muito nervosismo… abri a porta da loja!

 

SS16_Couture-Rose-printed-fabrics_79284 

  • Lembra-se da sua primeira colecção da Designers Guild? Como era?

Eu tinha uma grande paixão pela Índia e a nossa primeira colecção de tecidos foi inspirada numa das minhas recentes viagens a esse país. Fiz uma colecção de vários prints e designs em pouca quantidade. Felizmente esta colecção foi muito bem recebida e senti que tinha algo emocionante e inovador nas minhas mãos.

 80502

  • Como caracteriza hoje a Designers Guild?

Hoje crescemos internacionalmente como uma marca de lifestyle de luxo disponível em mais de 80 mercados em todo o mundo, produzindo tudo para o lar. Do tecido ao papel de parede, às tintas, e até fazemos móveis e acessórios, mas considero que, apesar de ter crescido em tamanho, a visão permanece a mesma: criar produtos bons e bonitos que são inovadores e de extrema qualidade.

 

  • Quem é a Tricia Guild enquanto designer?

 Sou apaixonada por cor, padrão e textura e acredito que esses três elementos são cruciais para dar personalidade, espaço e espírito. A minha abordagem é eclética,  contemporânea e dinâmica.

 

  • Onde procura/encontra inspiração?

 Inspiro-me todos os dias no mundo ao meu redor, das grandes obras de arquitectura às flores e à natureza em geral, inspiro-me na moda, nas artes e até me inspiro na minha família. Estas são apenas algumas das minhas paixões.

 

  • O que acha fundamental numa casa?

 Personalidade.

 

  • Na arquitectura, existe alguma era de que goste mais?

 Não sou capaz de escolher um determinado período porque acho que existem muitos estilos diferentes que devem ser celebrados. Alguns dos edifícios que me marcaram mais são de Ming Pei e Oscar Niemeyer.

 

SS16_Couture-Rose-printed-fabrics_79092

Colecção 2016

  • Existem milhares de movimentos de arte em todo o mundo. Existe algum com o qual se identifique mais?

Eu inspiro-me em tantas fontes diferentes e é claro que a cultura desempenha um papel enorme na minha vida, mas seria impossível escolher um movimento. Para mim o contraste de estilos diferentes reforça o carácter de cada um.

 Castillon rug_80366

  • Tem uma obra de arte de eleição?

A arte é incrivelmente emocionante e subjectiva, seria impossível para mim escolher apenas uma peça acima de todas as outras, mas os meus artistas preferidos incluem Henri Matisse, Howard Hodgkin e Barbara Hepworth.

 

  • O que vê no futuro da Designers Guild?

Sempre mais colecções!

Filato throw_81038_

0
Would love your thoughts, please comment.x