Por a 21 Março 2024

O catálogo de torneiras da Roca foi complementado com ‘Nu’, uma coleção colorida e original criada pela designer espanhola.

Vencedora de dois conceituados prémios de design – o Monocle Design Awards, na categoria “Best in the Bathroom”, em 2023, e o Red Dot, na categoria “Product Design” – Inma Bermúdez dá cor ao catálogo da Roca, com uma coleção que, para além da paleta de cores viva, oferece inúmeras possibilidades graças à presença de três manípulos diferentes e uma variedade de formas e tamanhos que permitem criar um espaço de banho totalmente personalizado.

Uma das caraterísticas de ‘Nu’ é o facto de jogar com a cor de uma forma nova, criativa e audaciosa. A coleção apresenta seis cores brilhantes, inspiradas no ADN mediterrânico da Roca: verde, azul, amarelo, preto, branco e cromado. Segundo Inma Bermúdez: “A nossa primeira inspiração foram as casas caiadas mediterrânicas com as suas portas azuis, verdes ou vermelhas. Depois, questionando a coleção Tura (concebida por Andreu Carulla), que girava em torno da arquitetura de Barcelona, considerámos que também se podia fazer a ligação aos pavimentos de mosaico dos edifícios modernos com as suas cores elegantes. Queríamos cores saturadas, nada de pastéis, queríamos cores que gritassem ‘estamos aqui’. O acabamento brilhante era também uma proposta importante, algo que não fosse nada tímido, algo inovador e diferente”.

A coleção conta com três manípulos diferentes — Pin, Dome e Stripes —, cujo corpo tem um diâmetro de 35 milímetros e uma forma arredondada, que combina criatividade, sustentabilidade e qualidade. Conseguir um design tão inovador foi o maior desafio que Inma Bermúdez enfrentou: “Na área das torneiras, é muito difícil inovar porque existem muitas restrições técnicas e é tudo medido ao milímetro, razão pela qual as torneiras acabam por ser quase todas muito parecidas. Por este motivo, foi o mais complicado: criar peças diferentes que possam ser fabricadas e permitam uma produção diferente”.

Os pormenores que se encontram em cada uma destas torneiras refletem a singularidade desta coleção. Os pontos vermelho e azul que indicam quente e frio, respetivamente, foram discretamente colocados por baixo dos manípulos, de forma a que, quando a torneira estiver ligada, o design crie um rosto sorridente. Inma Bermúdez explica: “Todos reparam que forma um sorriso. Tentamos que os produtos comuniquem de alguma forma, porque queremos que os objetos tenham alma. Queremos tornar as coisas fáceis e bonitas, e se conseguirmos fazer o utilizador sorrir, ainda melhor”.

Inma Bermúdez conclui: “Depois da pandemia, o design de interiores viu surgir uma explosão de cor, todos queremos estar rodeados de coisas alegres, positivas.Por isso, para a época após a pandemia, queríamos uma coleção mais alegre e, simultaneamente, intemporal. As torneiras são apelativas, mas não são estridentes, são cores elegantes, amarelo-mostarda, azul-cobalto… Acredito que conseguirmos algo bastante icónico para a Roca e, ao mesmo tempo, intemporal. E damos a possibilidade a arquitetos e designers de interiores de escolher uma torneira ou outra, dependendo do estilo. Isto faz com que a coleção seja muito versátil”.

0
Would love your thoughts, please comment.x