Por a 24 Janeiro 2024

Andrea Chicharo assina este apartamento em Miami que se destaca pela mistura e contrastes. Madeira e ferro, bambu e vidro, couro e cobre, tecidos e vime, são alguns dos materiais escolhidos.

Projeto: Andrea Chicharo / Fotografia: DR / segundo memória descritiva

Projetado pela arquiteta Andrea Chicharo, este apartamento de 500 m² e seis quartos, em Miami, surpreende não só pela ampla vista para o mar, mas também pelo sofisticado mobiliário, que inclui peças assinadas por designers como Antonio Citterio e Paola Navone, entre outros.

Morada de um casal com três filhos, a ideia era criar uma residência moderna – mas que ainda assim fosse extremamente confortável. Para isso, Andrea lançou a mão a um mix de materiais, que contrasta revestimentos frios e modernos, com outros mais quentes e aconchegantes.

“No mesmo ambiente, coabitam madeira e ferro, bambu e vidro, couro e cobre, tecidos lisos e outros texturados… Fiz um trabalho de pesquisa para encontrar móveis com uma pegada mais artesanal”, conta-nos.

A combinação de cores – cinzento, madeira, couro natural e, na sala de estar e varanda, tons de azul – confere equilíbrio ao apartamento, criando ambientes que servem tanto como um lar cool, para receber os amigos, quanto como um espaço tranquilo, dos que convidam a relaxar e contemplar o mar.

Para o pavimento da sala, a arquiteta optou pela espinha de peixe, que forma um zigue-zague no chão: “Além de ser de madeira, aconchegante, tem o desenho que preenche os vazios, já que o ambiente é muito grande. Não quis colocar um revestimento muito liso, como um mármore, nem queria encher de tapetes”.

No hall de entrada da casa, as paredes foram demolidas, e no seu lugar, Andrea criou um painel curvo com lâminas verticais de vidro translúcido, que deixam a iluminação natural passar.

Ampla, a sala foi dividida em living e home-theater. O living foi decorado com sofás e poltronas da italiana Flexform – as poltronas Crono, são do designer Antonio Citterio – além da chaise redonda Scarlett, da também italiana Poltrona Frau, e das mesinhas com tampo de mármore da Molteni.

O ambiente tem ainda uma mesa para refeições rápidas, a escultural Clay, do designer inglês Marc Krusin para a italiana Desalto, em poliuretano rígido revestido com rocha vulcânica. À sua volta, as cadeiras Wire, de aço com couro, da marca escandinava Overgaard and Dyrman.

Andrea criou ainda um canto charmoso com a cadeira Manila, da designer Paola Navone para a italiana Baxter, de bambu, tubos de cobre e couro, e a mesinha Bell, do designer Sebastian Herkner e fabricada pela marca ClassiCon, que usa a fragilidade do vidro como base para o tampo em metal que flutua sobre ela.

A arquiteta destaca ainda a pintura de Abraham Palatnik e, na entrada para o hall dos quartos, a escultura de Frida Baranek. No home-theater, a mistura de materiais começa na parede, forrada com um painel de madeira e mármore.

Na sala de jantar, que está integrada com a cozinha, o ambiente é despojado, com uma mesa de madeira Porro e cadeiras estofadas de couro, de Claudio Bellini para a Poltrona Frau. Andrea refere ainda o aparador, da Rimadesio, e candeeiro Apparatus Studio.

Para os quartos a opção foi uma decoração moderna e funcional, com poucos detalhes decorativos. Na suíte do casal, Andrea criou desenhos de losangos nas paredes, com réguas de madeira. Nesta divisão, o destaque vai para a Poltrona Archibald, do designer francês Jean-Marie Massaud para a Poltrona Frau e, no outro quarto, a poltrona Nepal, em lã branca, de Paola Navone para a Baxter. Todas as camas são da Poliform.

Na casa-de-banho da suite, o revestimento é de mármore branco, com detalhes em cinzento e madeira, que deixam o ambiente mais contemporâneo. Andrea traz o mar para dentro, através de paredes de vidro transparente. Para “aquecer”, uma parede foi revestida com um jardim vertical, iluminado à noite.

Em tons de azul e verde, os ambientes criados pela arquiteta  trazem ainda o mar para a varanda. Aqui, os materiais utilizados são o vime, predominantes no mobiliário de exterior da Janus & Cia. As poltronas e a cama de jardim redonda da coleção Tosca, da designer Monica Armani para a belga Tribus, também se destacam, com tranças verticais feitas de tiras largas de espuma revestida. O sofá e as poltronas estofados são da Ketall.

0
Would love your thoughts, please comment.x