Por a 2 Novembro 2023

Azul, como o mar. Este projeto de Andrea Chicharo, mistura estilos e debruça-se sobre o oceano, trazendo as nuances do Atlântico para dentro de casa.

Projeto: Andrea ChicharoFotografias: André Nazareth / segundo memória descritiva

Solar e despojado. Assim é o projeto do apartamento que a arquiteta brasileira Andrea Chicharo desenhou no Monte Estoril. A carioca, que nos últimos anos trabalha entre o Rio de Janeiro, Lisboa, Miami e Londres, cria projetos de interiores que misturam as suas raízes brasileiras com a beleza do design europeu e a praticidade típica dos americanos. 

Para este apartamento, usado no verão por uma família brasileira que mora em Londres, a arquiteta fez um grande mix de estilos. As paredes da zona de estar ganharam o mesmo tom turquesa do mar dando a sensação de que a sala e o oceano são uma coisa única. Os móveis, trazem um ar industrial devido ao cobre, que se mistura com o toque rústico da madeira de demolição. O uso de fibras naturais como o ratan das poltronas e a juta do tapete completam este “mix and match” criado pela arquiteta.

Como a área social é totalmente integrada, Andrea usou as cores e texturas para dividir os ambientes. Assim, a sala de jantar ganhou uma placa de cimento na parede, que acrescenta uma textura ao ambiente. O espaço tem ainda uma grande mesa redonda com pé de cobre e cadeiras em madeira e cobre, um candeeiro de cimento com linhas finas e uma consola em nogueira desenhada por Andrea.

A zona de estar está integrada na varanda, que mais parece um grande deck avançado sobre o mar. Ali, áreas de estar, descanso e refeição unem-se criando um grande ambiente para receber. 

Na cozinha, mais um toque de casa portuguesa, com certeza. Os azulejos – que apesar de novos foram criados com a tradicional técnica artesanal de pintura à mão – remetem aos famosos painéis típicos da terra, embora com ar contemporâneo. Os armários e a bancada, em corian branco, completam o ambiente clean.

No quarto principal, que também se relaciona com a varanda, a mistura de texturas traz o ar aconchegante que o ambiente tanto precisa: papel de parede que imita palha; cama de couro e cortinas em tecido leve. Aqui reside uma outra particularidade do apartamento – a casa-de-banho aberta, entregue assim pela construtora porque foi um dos pedidos dos clientes.

Por último, os três quartos do imóvel ganharam tons diferentes: verde claro para os hóspedes e vermelho e amarelo vibrante para as duas filhas do casal.

0
Would love your thoughts, please comment.x