Por a 23 Novembro 2021

Assinado por Arthur Casas, este apartamento no coração lisboeta mostra a elegância dos tradicionais azulejos elegendo o azul e os tons neutros como protagonistas.

Design de interiores: Arthur Casas / Fotografias: Filippo Bamberghi / segundo a descrição do projeto

Com uma vista panorâmica sobre o Rio Tejo, o apartamento TM ocupa o último piso de um edifício reabilitado no coração de Lisboa. O layout do projeto reflete os desejos dos clientes – um casal -, por espaços acolhedores para receber amigos, mas que também ofereçam privacidade.

Nesse sentido, o projeto divide-se em dois hemisférios. De um lado, na zona a sul, fica toda a área social da casa – sala de estar, bar, sala de jantar e cozinha; no outro, a norte, concentram-se as áreas privadas.

Ao entrar no apartamento, o painel de azulejos portugueses da sala de jantar já anuncia o protagonismo do azul, cor marcante no projeto – também presente nas poltronas Delfino e na pintura de Carolina Semiatzh. Também central neste ambiente, a mesa de jantar Amorfa, desenhada por Arthur Casas, remete para formas orgânicas da natureza e foge do padrão convencional, com um design dinâmico que aproxima e reúne quem dela usufrui. Por fim, o espelho convexo, do Studio Básico, amplifica e integra visualmente as áreas sociais.



O projeto também contempla tons neutros e acabamentos em madeira – presentes no pavimento, marcenaria, mobiliário e decoração – para equilibrar a paleta de cores e harmonizar com a paisagem envolvente. Outros destaques da área social são a obra “All the different shades of off-white found in the studio at this time”, de Julião Sarmento, na parede principal da sala de estar, a mesa de centro e as cerâmicas vintage, o abajur resgatado no mercado das pulgas em Paris e o centro da mesa de jantar, assinado por Bordallo Pinheiro.




A área privada da casa é composta por três suítes. Estes espaços seguem a paleta de tons neutros e terrosos e contemplam generosas janelas, configurando ambientes confortáveis e bem servidos de iluminação e ventilação naturais. As casas-de-banho são revestidas a mármore Carrara Mate e articulam-se de forma harmoniosa com os quartos.

0
Would love your thoughts, please comment.x