Por a 12 Dezembro 2023

Neste apartamento assinado pelo arquiteto Alexandre Dal Fabbro, as soluções escolhidas foram no sentido de aumentar a sensação de amplitude, nomeadamente a de um maior pé direito. A paleta de cores e as referências contemporâneas foram pedidos dos clientes.

Projeto: Alexandre Dal FabbroFotografia: Fran Parente

Em São Paulo, no Brasil, um casal jovem com uma filha pequena queria uma remodelação total do apartamento onde habitavam. Os seus principais pedidos eram os de integrar a cozinha na sala de jantar, ter uma banheira de imersão na casa-de-banho principal, criar três quartos em suite, aproveitar a estrutura do edifício e por último ter um ambiente clean com uma paleta de cores claras e referências à arquitetura australiana contemporânea.

Alexandre Dal Fabbro, que assina o projeto de arquitetura de interiores, confessa que a inspiração para este trabalho veio de uma diversidade de referências acumuladas ao longo dos anos. ‘’Começo a filtrar as ideias para ver quais se encaixam melhor naquele projeto específico. No caso deste apartamento, não quis baixar o teto mas sim deixar visível o formato da estrutura de betão. Optei também por soluções que aumentassem a sensação de headroom. O cliente veio com referências da arquitetura contemporânea australiana que também foram incorporadas ao processo criativo’’.

Mas o ponto de partida, refere, foi mesmo o explorar da estrutura existente – tanto em termos de layout como de soluções e materiais de iluminação. Alexandre Dal Fabbro refere ainda as características anteriores do apartamento que foram mantidas, como os pisos de madeira nos quartos e a estrutura exposta, o piso de tijoleira na zona social ou a textura de cor terra nas paredes e teto – ‘’tudo para dar conforto e amplitude aos ambientes’’, explica.

Na cozinha, o arquiteto destaca o layout mais longo, com a ilha que se integra na sala de jantar, assim como os armários em madeira e o detalhe em ripado.

Na sala, Alexandre aponta a fluidez entre ambientes , a mesa de centro de vidro com poltronas de design – que  introduz um ambiente mais formal -, e logo atrás um sofá bem aconchegante para reunir a família para assistir TV. Neste espaço, o arquiteto salienta também o pavimento inteiramente em terrazo off-white, e toda a laje nervurada exposta com textura cor terra.

A varanda comprida oferece espaço para uma mesa redonda em mármore, com quadro cadeiras. Neste ambiente, para além da floreira com paisagismo de Bia Abreu que traz verde ao projeto, destacam-se o pavimento inteiramente em tijoleira branca e lajes nervuradas em textura calcária para acompanhar o ambiente. ‘’A nova moldura minimalista faz toda a diferença neste ambiente, deixando em aberto a possibilidade de  se abrir as folhas para qualquer lado, deixando o espaço mais amplo e fluido’’, explica o arquiteto.

A sala de jantar – que pode ou não estar ligada à cozinha -, tem um bonito candeeiro Herman Miller no centro da mesa retangular em madeira de carvalho manchado. Também na sala, a opção recaiu nas  lajes nervuradas, que trazem todo o charme ao apartamento, onde também foi utilizada a textura do calcário na cor terra.

Para o quarto principal foi escolhida uma cabeceira de cama estofada e uma poltrona de couro, e também para aqui foi escolhida uma textura calcária para a parede e lajes nervuradas. Neste quarto, destacamos o armário que esconde a TV através de uma porta de correr. Na casa-de-banho da suite, foi colocada a banheira de imersão e ainda um chuveiro de proporções generosas.

Entre as peças a destacar, Alexandre Dal Fabbro refere o quadro Vik Muniz, o candeeiro branco Serge Mouille, a poltrona reversível Alexandre Sentado e a poltrona Oscar Vintage de Sérgio Rodrigues. E ainda a mesa de centro e mesa de jantar desenhadsa pelo próprio cliente e o  sofá de riscas existente do cliente, que foi restaurado com tecido Quaker Performance.

0
Would love your thoughts, please comment.x