Por a 26 Dezembro 2023

Neste apartamento onde a madeira é o material em destaque, os ambientes clássicos e modernistas são leves e arejados. Um projeto de remodelação que partiu do conceito dos quartos de sótão.

Projeto: Yana Molodykh / Fotografia: Yevhenii Avramenko / segundo memória descritiva

A designer de interiores Yana Molodykh, assina este projeto de uma remodelação de um apartamento ao estilo pied-à-terre para uma família que vive num bairro nos subúrbio de Kiev, na Ucrânia. 

Yana Molodykh

O apartamento, localizado em Podil – um bairro que historicamente foi um centro de artesãos e comerciantes e conhecido pela mistura de tradições culturais – fica no oitavo e último andar de um edifício, e oferece vistas espetaculares dos telhados que o rodeiam.

“O meu objetivo foi o de transmitir o contexto cultural de Podil através do interior”, explica a designer Yana Molodikh. “E misturar, agarrando como ponto de partida os elementos da arquitetura clássica e modernista, e adicionando as cores do construtivismo e a madeira, inerentes à decoração dos quartos de sótão”.

Durante o processo de remodelação, vigas e colunas metálicas acabaram por ficar expostas, apenas parcialmente escondidas atrás de prateleiras na sala e armários no quarto. Foi desta forma que Yana Molodikh transformou as deficiências do apartamento em vantagens. 

Ao entrar no apartamento, somos recebidos por um pavimento cerâmico e uma porta com detalhes em azul. Este pequeno corredor é um espaço intermediário entre a rua e a casa. 

Os proprietários gostam de cozinhar e receber amigos, por isso precisavam de uma cozinha confortável e funcional e de uma sala aconchegante.

“O sofá e as poltronas leves e o formato da mesa e das cadeiras não foram escolhidos por acaso – era importante não sobrecarregar o espaço com objetos enormes”, acrescenta Yana. “Em vez disso, era importante criar uma atmosfera de vida leve e arejada sob o teto’’.

Um desses detalhes “arejados”, destaca a designer, é o candeeiro de chão Akari da Vitra (desenhada por Isamu Noguchi).

O quarto é a divisão mais pequena, com cerca de 6,4 metros quadrados. Contudo, defende a designer – ‘’tem tudo para uma estadia confortável: uma cama elevada, guarda-roupa atrás de uma coluna em nicho, prateleiras e gavetas perto da cama. A enorme viga do teto foi disfarçada numa caixa de gesso para iluminá-la visualmente e evitar a sensação de uma estrutura metálica pesada no teto’’.

Os azulejos escolhidos para a casa de banho da casa de banho são uma homenagem ao construtivismo. “Misturei coleções de quatro marcas diferentes de azulejos para reproduzir a estética, a forma e a cor inerentes ao construtivismo”, explica a designer. 

A gama de cores do interior é uma combinação de tons claros de madeira com toques modernistas de vermelho, preto, azul, terracota e branco. 

Resta salientar que, a escolha da madeira como predominante não foi aleatória – os proprietários do apartamento, um casal na casa dos 60 anos, nutre uma admiração por artesanato em madeira e o filho e nora do casal, têm a sua própria oficina de móveis artesanais em madeira e foram responsáveis ​​por encaminhar os pais para Yana Molodykh.

0
Would love your thoughts, please comment.x