Por a 15 Dezembro 2023

Pouco mais do que 50m2 arrumam a sala comum, a cozinha e lavandaria, duas casas de banho e um quarto de casal. A gestão do espaço e da luz natural dependeu da experiência do atelier Barros&Bernard, que aqui interveio com sensibilidade e bom senso. 

Projeto: Barros&Benard / Fotografia: Paulo Lima / Texto: Isabel Figueiredo

Na Lapa, este apartamento alvo da intervenção do atelier Barros&Bernard, pensado para um casal, ou um celibatário, revela uma atmosfera despojada, salientada, aqui e ali, pela sensibilidade da dupla Christophe Bernard e Euclides de Barros na escolha e disposição das peças de design, mobiliário e outras. 

O seu programa contempla sala de jantar e de estar, uma cozinha com lavandaria, um quarto com armários embutidos e duas casas de banho, uma delas com duche e a outra de uso social. Nos seus exíguos 54m2, que ainda compreendem a varanda fechada, foi possível refletir uma atmosfera de bem-estar, beneficiada pela boa dose de luz natural que chega à maior parte das divisões. 

Para se obter o resultado desejado, os arquitetos procederam à troca de lugar das divisões existentes, nomeadamente a cozinha e a casa de banho com duche. A cozinha passou para o lugar outrora ocupado pela casa de banho, estando agora paredes-meias com a sala de jantar, e a casa de banho passou para o lugar que antes alojava a cozinha, estando agora na continuação do quarto de casal. 

A otimização do espaço e o consequente melhoramento de fluidez na circulação dentro do apartamento, bem como a otimização da luz natural, somados à localização do prédio – tranquila, tanto quanto o desejável, dentro de uma grande cidade -, revelam-se fundamentais para uma vivência simples, agradável e serena.   

Todo o piso original da casa, taco de madeira, foi recuperado. Para a cozinha, foi escolhido um granito preto e para as casas de banho foram selecionadas novas cerâmicas. Os armários embutidos, desenhados à medida pelo atelier de arquitetura, receberam faces em espelho para potenciar a necessária sensação de amplitude. Este desenho à medida foi estendido ainda à lavandaria. Da mesma forma, a iluminação indireta atua como fator determinante para um maior aconchego. Todo o mobiliário, iluminação, materiais usados para revestimentos e obras de arte provêm da galeria Barros&Bernard. E todas as peças foram escolhidas para dar uma identidade muito própria ao apartamento, respeitando, ao mesmo tempo, a época da construção do prédio. “Unimos peças de design com assinatura portuguesa, nórdica e italiana”, contam-nos. 

No fim do dia, revelam a sua predileção pela sala, generosa na quantidade de luz natural que vem da varanda, aconchegante, com o seu sofá e poltrona e as obras de arte, bem como a visão da perspectiva permitida, a da sala de jantar e da cozinha, em corredor. 

0
Would love your thoughts, please comment.x