Por a 24 Novembro 2023

Concluído em dezembro de 2022, o projeto de remodelação desta moradia, que já havia passado por uma intervenção (2008) levada a cabo pelo atelier M-Arquitectos, viu agora os seus interiores renovados por via de nova decoração e peças de mobiliário, com assinatura do Curia Studio. 

Projeto: Curia Studio /  Fototografias: Pedro MachadoTexto: Isabel Figueiredo

Inserida numa zona residencial no centro da cidade de Ponta Delgada, nos Açores, a casa, um T4 dividido por três pisos, contou recentemente com a intervenção do Curia Studio para o projeto de interiores, que repensou integralmente a decoração e o mobiliário, a pedido dos clientes. 

“Respeitando a base arquitetónica existente, quisemos deixar o branco nas principais divisões da casa de modo a definir bem todas as formas. Apenas nas zonas privadas, optamos por uma cor mais quente deixando um ambiente mais intimista e relaxante”, revelam-nos. 

Os clientes, um casal cosmopolita, “que vive o interior e o exterior da sua casa de uma forma muito fluida, “gostam de tirar partido, ao máximo, de todas as divisões, tendo sido premissas iniciais a funcionalidade e o bem-estar de quem vive e visita a casa”. 

Com uma área interior de 265m2, a casa é apoiada por um espaço exterior com 100m2, com piscina e uma zona de refeições, distribuindo-se, no piso 0, as principais zonas sociais. “O coração da casa é, sem dúvida, a sala de estar”, contam os arquitetos, “que comunica diretamente com a sala de jantar”. A este espaço, junta-se o escritório, o lavabo social, a copa, a cozinha e a lavandaria. 

Para o piso 1 foram destinados os três quartos e a suíte, acedidos através do hall de entrada, complementado pelo mezanino, a partir do qual se avista a sala de estar do andar inferior. Finalmente, no último andar da moradia, existe a sala de cinema e de jogos, além de um outro espaço de trabalho.    

Durante o bom tempo, a agradável sala de estar interior é substituída, durante umas boas horas do dia, pela sala de refeições do jardim, com a piscina como grande atrativo, num piscar de um olho constante aos seus moradores e convidados.   

“Todas as premissas para este projeto passaram por respeitar a amplitude dos espaços e tirar partido dos mesmos”, prosseguem. Assim, através das madeiras mais escuras, detalhes pretos e tons neutros foi criado “um estilo clássico, sóbrio e elegante”. 

Quisemos criar e partir de uma base sóbria e elegante, para evoluir para o resto da decoração, de modo que a casa, no seu todo, exibisse uma paleta cromática marcada por tons neutros, que transmitissem conforto e uma sensação de bem-estar.” 

Não houve, contudo, a necessidade de acrescentar revestimentos novos. A madeira de sucupira original foi aproveitada, e hoje harmoniza com as peças que encontramos, aqui e ali, incluindo aquelas desenhadas e mandadas fazer à medida. É o caso da secretária do escritório, da autoria da equipa do Curia Studio, em forma de caju, assim gizada porque ajuda a tornar “o espaço mais fluido e funcional”, sendo a peça de destaque, porque pode ser avistada da sala quando as portas estão abertas. 

Na sala, a consola em carvalho com velatura em preto é outra das peças com desenho exclusivo para este projeto, e foi pensada para dividir a zona de estar da zona de leitura. Na zona de leitura, por seu turno, a poltrona e o pousa-pés dos designers Ludovica+Roberto Palomba para a Zanotta divide as atenções com outras peças de mobiliário. Também a mesa de centro foi desenhada e feita por medida, com os cantos arredondados e o tampo em livro branco leitoso. Nesta, foi utilizada folha de nogueira para as laterais. Da mesma forma, o móvel para a TV, leve e funcional, ajuda a ocultar todas os elementos necessários de uma televisão e tem a assinatura do coletivo, bem como a mesa lateral de apoio aos sofás, projetada e fabricada em aço inox polido, acrescentando materialidade ao espaço. 

“Todos as luminárias decorativas da sala com os seus apontamentos em preto promovem a estrutura e sofisticação ao espaço”, sublinham.

Para a sala de jantar, dizem-nos, e porque era desejado usar a mesa de refeições da família na nova decoração, foram desenhadas as cadeiras em estofo, num diálogo elegante e sereno com a estrutura metálica, de caráter minimalista, da luminária suspensa, uma peça da Marset que ilumina de uma forma difusa toda a superfície da mesa. Para além de outras peças e materiais, destacam-se ainda as almofadas com tecido da Élitis e alguns trabalhos artísticos, caso dos quadros vistos na sala, na parede da lareira, e no escritório, assinados pelo ateliê, ou da escultura metálica da sala de jantar, inspirada nos elementos da família. 

Na cozinha, havia que garantir o máximo de arrumação sem prejuízo do conceito e, sempre, da funcionalidade. Para tal, foram criadas quatro prateleiras destinadas a frutas e legumes. “Aqui, foi ainda feita uma intervenção na zona da garrafeira, com linhas minimalistas, em carvalho com velatura preta, de modo a armazenar garrafas e ganhar uma zona para preparação de bebidas”. Toda a iluminação da cozinha foi intervencionada, de forma a dar resposta à utilização do espaço no dia-a-dia da família. Na copa, onde acontece a maioria das refeições, a mesa acolhe quatro cadeiras em palhinha com um design clássico e intemporal. 

Lá fora, na zona de refeições, há uma mesa feita à medida, na ilha, e cadeiras metálicas da HAY, sempre com o mesmo denominador comum: o detalhe a preto. Há ainda móveis de apoio, também eles desenhados à medida, com a palhinha como apontamento, e as poltronas Palissade Lounge, da HAY, de apoio à área da piscina. 

No piso dos quartos, a master suite exibe uma cama que guarda todas as atenções, porque era objetivo “que a cabeceira abraçasse as mesas laterais, reforçando a atmosfera acolhedora do espaço”. Estas mesas, de cabeceira, foram desenhadas pelo coletivo, e são em folha de nogueira com os cantos arredondados, a rematar a cabeceira em estofo. Aqui, ainda, as luminárias da Marset, na cabeceira da cama ou os candeeiros de mesa, desenhados pelo Curia Studio, em tons terra e com detalhes metálicos, prosseguem a mesma linguagem do projeto.  

0
Would love your thoughts, please comment.x