Por a 10 Outubro 2023

Longe vai o tempo em que o estilo minimalista era apontado como frio e impessoal, e que se traduzia em espaços brancos e despojados de objetos e referências. Neste apartamento, as linhas retas e a despretensão estão implícitos, mas as cores são as que aquecem e que conferem aconchego aos ambientes.

Projeto: Sala2 Arquitetura / Fotografia: Evelyn Muller / segundo memória descritiva

Como num resultado pronto de uma operação de trigonometria (sem passar pelas multiplicações e cossenos que levaram ao número final) as fotografias da remodelação total no apartamento Cisalpina não deixam antever o que o imóvel foi antes da intervenção.

Desapareceram paredes que dividiam ambientes, mudou-se de lugar o lavabo e até a posição do quarto principal. Tudo foi equacionado para que no fim, os moradores tivessem a residência de arquitetura atemporal e naturalmente iluminada que há algum tempo sonhavam.

A remodelação de um apartamento de 270 m2 não é trivial. A área social, que se vê compartilhada por home theater, living e mesa de jantar, ganhou uma excelente circulação. E a área de varanda, também está bem melhor aproveitada. 

Este projeto deu especial atenção à luminosidade natural – um pedido dos moradores. Eles também queriam que os espaços fossem práticos para os seus filhos pequenos e os familiares que gostam de receber. Todo o revestimento de madeira escolhido, em carvalho natural, ajudou nesse sentido. E a escolha da cor cinzento claro para os tapete e o tom de caramelo para as poltronas e sofás, foram fundamentais para conseguir este ambiente de simplicidade elegante.

Entre a cozinha e a sala de jantar, um painel que se embute na parede controla a circulação e transforma o ambiente de ocasiões formais para o de reuniões mais relaxadas, daquelas com muito entra-e-sai.

Os móveis, todos escolhidos pelo escritório, vão na direção do design elementar, funcional, como se vê nos aparadores dos dormitórios, na própria escolha da cama da suíte master e do papel de parede por trás dela. Levou-se em conta o mesmo princípio para os quartos das crianças e o closet: escolhas de decoração sem muitos enfeites e com mais protagonismo para a luz, calculada na sua potência e alcance.

Por fim, ter a liberdade de escolher cenas diferentes para o apartamento é o trunfo desta remodelação, que os autores e clientes classificam de completa e poderosa.

0
Would love your thoughts, please comment.x