Por a 26 Setembro 2023

Madeira de nogueira, cores quentes e apontamentos neutros. Neste amplo apartamento, a área generosa é aconchegada com recurso a cores, materiais e texturas. Uma hometour que dá as boas-vindas ao Outono.

Projeto: GAM Arquitetos / Fotografia: Gabriela Daltro / segundo memória descritiva

Com uma área próxima dos 400m2, este apartamento foi alvo de uma intervenção profunda. Como programa, a cozinha deveria ser integrada à sala com possibilidade de isolamento, a área de estar deveria ser ampla e com ambientes versáteis – que tanto pudessem ser usados pela família como com convidados. Havia ainda a necessidade de uma sala de TV espaçosa, um escritório que pudesse ser transformado em quarto de hóspedes, uma adega privilegiada e três suítes – uma para cada filho e a maior com closet, para o casal.

Para tal, estrutura e instalações foram respeitadas e a planta original do apartamento foi completamente alterada. A adega, ganhou um lugar de destaque, logo à entrada com vitrine para a sala de jantar. A sala de Tv tem privacidade, mas também comunica com toda a área social, assim como o escritório que pode ser unido ou isolado da mesma.

Ao entrar no apartamento, uma obra de arte recebe quem chega: a fotografia da série “I am a light” do fotógrafo Gabriel Wickbold. A adega é o elemento central que se segue. A zona social, agora ampliada, tem um sofá modular que permite várias disposições.

Foi premissa do escritório GAM Arquitetura que o projeto tivesse traços retos, simples e elegantes, e espaços amplos com destaque para as obras de arte. A arquitetura de interiores está presente em cada escolha, como por exemplo na estante que une a sala ao escritório.

Ao nível da decoração, não se pretendia uma atmosfera casual, mas antes um ar sofisticado e cosmopolita. Para tal, o pavimento de toda a área social e íntima do apartamento é em mármore, assim como os lavabos (totalmente revestidos em mármore negro). O mármore escovado também é destaque na cozinha. A nogueira foi a escolha para revestir o grande aparador que une a sala de estar à de jantar, para a estante destaque do living e para os painéis da área social.

A curadoria do mobiliário une funcionalidade e design contemporâneo nacional e a escolha de materiais naturais também está presente, misturando texturas e cores que contrastam mas que se valorizam umas às outras e ficam em equilíbrio destacando o traço elegante do todo e direcionando o olhar para as obras de arte.

No que toca aos quartos das crianças, para a filha de seis anos foi escolhido um beliche com espaço de leitura. A zona de dormir e de ler,  é separada do canto de estudo por um ripado em madeira, tornando o quarto mais lúdico. Já no quarto do filho de oito anos, prevelece um ambiente mais teen. Na suíte principal, leveza e tons claros destacam-se para criar um ambiente atemporal.

0
Would love your thoughts, please comment.x