Por a 20 Dezembro 2022

Implantada no meio de um bosque, a simplicidade desta casa destaca a madeira e a paisagem como os principais componentes da decoração.

Projeto: L’Empreite Design Architecture / Fotografias: Pier-Olivier Lepage

Os benefícios da arquitetura no bem-estar e saúde mental estão atestados neste projeto assinado pelo escritório L’Empreinte Design Architecture, que oferece uma relação constante com o exterior através de uma casa que reflete a luz e enquadra um ambiente selvagem, rejuvenescedor e inspirador.

No coração de um bosque, no alto das montanhas que fazem fronteira com Lac Franc em Morin-Heights, no Quebec, esta residência de 8 quartos foi criada por e para Pier-Olivier Lepage, fundador do escritório L’Empreinte Design Architecture. A sua visão era a de aproveitar a energia vital da natureza no dia a dia.

“Passo muito tempo a trabalhar em casa”, explica Pier-Olivier Lepage, “no entanto, concentro-me melhor quando me sinto conectado com o ar livre. Caso contrário, fico distraído com vontade de sair para o exterior”.

Com generosas janelas, a casa permite saborear a envolvente. A natureza é uma constante através do olhar, mas também através dos materiais, tanto exteriores como interiores, onde a madeira está omnipresente como elemento de acabamento.

Para maximizar a transparência na orientação leste-oeste, o layout interior oferece soluções como um sofá embutido num fosso, uma cozinha minimalista de baixo perfil e unidades de arrumação agrupadas em ilhas de circulação. A simplicidade do conjunto destaca a madeira e a paisagem como os principais componentes da decoração.

“O olho é sensível ao contraste”, observa Pier-Olivier Lepage. “Portanto, optei por um ambiente sóbrio que traz à tona o essencial.”

Para variar as vistas da área arborizada, a casa foi implantada na encosta do terreno. A orientação também permite momentos agradáveis, como o nascer e o pôr do sol.

A sala de estar, inspirada no kotatsu japonês, convida ao convívio, na medida em que permite uma noite inteira ao redor de uma lareira, a ver, por exemplo, um filme. Por outro lado, o quarto responde ao desejo de um espaço propício ao descanso, trabalho ou a relaxar. Para o efeito, o espaço inclui uma cama, uma escrivaninha embutida e uma banheira, tudo voltado para uma parede envidraçada com vista para a floresta.

0
Would love your thoughts, please comment.x