Por a 5 Setembro 2023

A escolha dos materiais e dos detalhes foram protagonistas nesta remodelação profunda. Contudo, também o foi o resgatar da tradição incorporada numa  linguagem moderna. Um projeto que voltou a dar à casa o sentido de lar.

Projeto: Destudio Arquitectura / Fotografia: Sebastian Erras / segundo memória descritiva

É em Valência, Espanha, que se encontram estes 130m2 de harmonia e tranquilidade, que se percorrem à medida que somos transportados para espaços acolhedores e modernos, que atestam bem o que se procura nas casas do século XXI.

O escritório de arquitetura responsável pelo projeto deu-lhe o nome de Casa Sueca e assim que entramos nela, somos acolhidos pela união do hall e da cozinha num mesmo espaço. Segundo os próprios, foi eliminada o quanto possível a compartimentação dos ambientes para ganhar em amplitude, mas também em conforto.

A remodelação a que foi sujeita a casa, tornou a cozinha o ponto central, transformando-a em coração e zona de passagem, que separa as zonas diurnas das noturnas.

Os proprietários haviam pedido, nas considerações sobre as suas necessidades, que era imprescindível devolver à casa a sensação de lar e aconchego que ela havia perdido ao longo dos anos.

Tal pedido foi conseguido, entre outras coisas, graças à instalação de uma lareira na sala, que , explicam os arquitetos, “evoca as casas mais tradicionais, onde nos sentimos seguros e onde desfrutamos de total liberdade e harmonia”.

A madeira, distribuída por toda a área diurna da casa, é outro elemento que contribui para conseguir o efeito caseiro desejado. Encontramo-lo tanto na cozinha como na sala de jantar, e também na porta de correr que separa os dois espaços, e que, devido ao uso do vidro, ajuda a criar uma continuidade visual.

Outro dos elementos que foram preservados neste amplo projeto de remodelação foram as molduras – “procurou-se manter a essência de uma casa histórica, dando uma referência à sua localização e às suas origens”, explicam.

Na zona nocturna da casa, encontramos três amplos quartos e duas casas de banho, uma delas integrada no quarto principal. As linhas simples das casas de banho e dos quartos contrastam com o resto da casa – com o objetivo de dotar estes espaços de modernidade.

No todo, é a harmonia dos materiais e o cuidado no design dos detalhes que perfazem a combinação perfeita. São eles os protagonistas deste espaço que, acima de tudo, emite calor.

0
Would love your thoughts, please comment.x