Por a 19 Setembro 2023

É uma habitação permanente e a mudança foi precedida de uma vontade de ter mais liberdade. Viver em espaços pequenos nunca esteve tanto na moda. Se pensa mudar para um, veja algumas soluções, materiais e cores, que podem resultar.

Projeto: Richard de Mattos / Fotografia: Luiza Schreier

Foi a procura por uma vida mais prática que motivou a mudança para uma casa pequena, confidencia o casal dono deste pequeno apartamento de 30m2, que encarregou Richard de Mattos de levar avante um projeto de remodelação.

Richard de Mattos

Os principais pedidos dos clientes, conta o arquiteto, foram o uso de materiais com qualidade e uma decoração sem exageros – mas que tivesse personalidade. Nas cores, a base teria de ser em neutros, mas havia abertura para pontos de cor e elementos em tons terra. O azul, num tom petróleo, ganhou em termos de destaque.

Importa dizer que, antes da intervenção, o apartamento era bastante compartimentado, com divisões minúsculas, mal distribuído e com pouca iluminação natural. Portanto, para chegar a este resultado mais amplo, foi necessário demolir praticamente todas as paredes.

A cozinha, que antes parecia enclausurada, mudou de lugar e foi integrada na zona social. Foram desenhados novos armários, pensados para criar arrumação sem prejudicar a circulação. Na casa-de-banho também houve alterações, para oferecer mais conforto.

Na decoração, que segue um estilo contemporâneo, o arquiteto optou por uma base neutra e acrescentou um tom de azul mais fechado.

Como destaques no projeto, sublinhamos o backsplash da bancada da cozinha, revestido em cerâmicas com desenhos delicados em tom terroso, criados pela estilista Isabela Capeto para a Ceusa e o quadro colocado por cima da cama, do artista João Fasolino. Mais ainda, o painel de correr que separa a área social da íntima, com espelhos na parte superior para fazer o espaço parecer mais amplo e iluminado, e a bancada de trabalho com gavetas instalada sob a janela do quarto.

0
Would love your thoughts, please comment.x