Por a 5 Setembro 2023

Os arquitetos do coletivo SAMF assinam o projeto desta casa ao sul de Portugal, no Barrocal, com 315m2, concluído em 2020.

Ateliê: SAMF / Fotografia: Hugo Santos Silva / Segundo a memória descritiva, via ArchDaily

Trata-se da remodelação e ampliação de uma casa na região do Barrocal, no sul de Portugal. Trata-se de uma zona de transição entre o litoral e a Serra do Caldeirão, a norte, maioritariamente agrícola, com produção de citrinos, amêndoas e figos.

A casa principal, construída há cem anos, confina com a estrada principal a sul e separa a frente relativamente curta dos extensos terrenos agrícolas nas traseiras. A cliente, nascida nesta casa, pretendia dividir o seu tempo entre a vida urbana em Lisboa e no Algarve, acomodando por vezes um família alargada.

A casa segue uma tipologia recorrente no sul de Portugal, consistindo num volume longo de telhado de duas águas, pouco inclinado, extensível e com uma modulação básica, rigorosa e repetitiva, que coloca janelas/portas e compartimentos interiores a intervalos regulares.

Tipicamente, estes compartimentos não têm uma utilização específica, à exceção do compartimento com a chaminé que indica a posição da cozinha. A simetria axial da fachada acentua a porta de entrada central, reforçada por um corredor que atravessa para as traseiras, onde a fachada se repete, com exceção de pequenos pormenores na decoração da cantaria, que é simplificada.

Em torno deste volume principal, foram acrescentados outros volumes mais pequenos e informais, principalmente para arrumos e com diferentes configurações de cobertura.

Estes volumes, confinantes com uma rua lateral estreita, criam um pequeno pátio em conjunto com a casa principal e reforçam a tradição meridional de posicionar os edifícios nos limites dos acessos públicos para proporcionar recolhimento e liberdade no interior. A continuação da fachada da rua principal, perfurada por uma porta, unindo os dois conjuntos de volumes numa única parede, é mais uma prova desta intenção.

A nossa intervenção procurou clarificar a organização interna, até à sua forma original mais básica, eliminando divisórias interiores e outras intervenções posteriores, e introduzindo novos elementos que procuram a simplicidade, mas que alteram radicalmente a sua utilização: Manteve-se o corredor interior principal, complementado por um acesso longitudinal às novas casas de banho, e um novo acesso ao piso superior, que originalmente era utilizado apenas para arrumos e apenas acessível pelo exterior.

A sala principal, que possuía chaminé, foi transformada numa sala de pé-direito duplo, e foi introduzida uma pequena janela alta, ligando visualmente os dois pisos, no final do passeio que atravessa a casa.

Foram efetuadas novas aberturas na parede de suporte longitudinal interior estrutural, ligando a sala à cozinha, e proporcionando um percurso circular no interior desta área social. Uma nova abertura lateral na cozinha e laje de proteção complementar une o volume principal ao outro volume e proporciona uma entrada direta para a cozinha.

O piso superior foi dividido em pequenos quartos ao longo de um corredor que termina num espaço de estar mais alto, sob uma única empena que se prolonga da fachada frontal para a posterior. No exterior, foram introduzidas zonas de sombra sob as grandes pérgulas, tanto para o novo telheiro como para a extensão total da fachada norte, que confina com uma nova piscina.

Os materiais restringiram-se aos tradicionais azulejos de terracota no chão de toda a casa e área da piscina, telhas de terracota, paredes brancas estucadas, tábuas de madeira de pinho sobre a construção ligeira do piso superior, carpintarias pintadas de azul claro no interior e um tom mais escuro no exterior.

0
Would love your thoughts, please comment.x