Por a 21 Setembro 2023

‘Between Sky and Heart’ instalada na Galeria das Estátuas e Pinturas e na Medici Real do Palácio Pitti, estará em exposição entre 4 de outubro de 2023 e 14 de janeiro de 2024.

Fotografias: Arlindo Camacho para Atelier Joana Vasconcelos

O célebre complexo museográfico florentino está prestes a receber “Between Sky and Heart”, exposição da reconhecida artista portuguesa que, estabelece a ligação entre mito, história e tradição com ironia e irreverência, desafia convenções e estereótipos. A mostra, que reune uma seleção de obras de grandes dimensões tanto nos espaços da Galerias das Estátuas e das Pinturas como na Real do Palácio Pitti, estará patente de 4 de outubro a 14 de janeiro. 

“A série de mostras dedicada pelas Gallerie às mulheres artistas, inaugurada em 2016, continua este ano com um grupo de grandes instalações criadas especificamente para as Uffizi e o Palazzo Pitti por uma das protagonistas da arte contemporânea a nível internacional – anuncia o diretor das Galerias Uffizi Eike Schmidt – Estamos muito orgulhosos por receber a primeira exposição de sempre de Joana Vasconcelos na nossa cidade”.  

“Sou uma artista do contemporâneo – avança Joana Vasconcelos – integro-me na criação deste momento histórico, e nunca teria sonhado expor no mesmo museu que acolhe obras de Leonardo Da Vinci, Michelangelo ou Caravaggio. Este convite do diretor das Uffizi é uma enorme honra. Porque, independentemente de ser um artista vivo ou morto, o que interessa é o diálogo gerado entre as obras. A moldura que é o próprio edifício enquadra a produção artística de que século for. Este espaço tem o poder mágico de anular o tempo, como uma máquina do tempo. A coisa mais maravilhosa das Uffizi é a história da arte.”

0
Would love your thoughts, please comment.x