Por a 29 Agosto 2023

Quem o diz é Susete Lourenço, que vem ajudar a descomplicar o processo de organização da casa, no regresso às aulas e ao trabalho, através de 5 dicas que revelou à La Redoute.

A especialista em consultoria de organização de espaços, autora do livro “Casa Organizada, Casa Feliz” e certificada em organização profissional, pela International Association of Professions Career College, revela 5 dicas muito úteis no processo de reorganização da casa nesta rentrée.

Dica 1: Casa organizada…leveza na alma

Ter uma casa organizada pode trazer muitos benefícios, desde maior produtividade, redução do stress e até mais tempo livre para passar com a família e amigos. Muitas vezes, a desordem na nossa casa reflete o caos das nossas cabeças. Desapegar-se do que não lhe serve, alivia o stress e a ansiedade. Simplifique!

Um dos segredos para manter a casa organizada é possuir apenas o necessário. Comece por desfazer-se de itens que já não usa e simplifique a decoração. Isso ajuda a reduzir a desorganização. Use caixas organizadoras para armazenar itens como roupas de cama e banho, roupas fora da estação, brinquedos, entre outros itens. Isso ajuda a manter o ambiente mais organizado e a economizar espaço.

Não descure a arrumação do guarda-roupa! Organize por cor e tipo de roupa, para cada estação e doe o que não usa mais. Isso pode economizar tempo e stress para se vestir de manhã. É importante ter um bom armário para apoiar nesta organização.

A organização é uma habilidade que pode ser aprendida e aprimorada ao longo do tempo. Mesmo pequenas mudanças diárias podem trazer grandes resultados e melhorias na sua vida. Reflita sobre a sua relação com a organização e faça as mudanças necessárias para ter uma casa organizada e leveza na alma.

Dica 2: O hall de entrada é o espelho da casa

O hall de entrada é o espelho da casa e deve acolher todos os habitantes e visitantes de forma prática e organizada. Deve ser bem iluminado, para trazer alegria e aumentar a sensação de espaço e, sendo uma área de transição entre o mundo exterior e interior, deve responder às necessidades do dia a dia.

Um apoio para deixar os casacos da rua é importante. Em função do espaço e da decoração do seu hall de entrada, pode escolher opções para diferentes estilos: cabide de pé, cabide para fixar na parede ou vestiário de parede “tudo em um”, com espelho e banco-sapateira.

Não se esqueça ainda de colocar a chave sempre na entrada da casa para ser mais rápido, na manhã seguinte, sair!

Dica 3: Otimizar o espaço com móveis bem pensados

Quando o assunto é decoração e aproveitamento do espaço, investir em móveis inteligentes é fundamental. O que é um móvel inteligente? É uma peça pensada e criada tendo em conta as necessidades do ambiente, tornando-o mais funcional e organizado.

Os móveis multiusos otimizam mais o espaço e são comumente apelidados de dois em um. Por exemplo, na área do quarto, escolha uma cama suspensa, que liberta a área do chão, e cumpre a sua função de cama, tornando o ambiente mais amplo e funcional.

Pode optar por uma cama com arrumação e estrado elevatório, que tem um design contemporâneo e otimiza o espaço, permitindo aumentar a área de arrumação e o acesso sempre que necessitar de algum item. Uma peça elegante, acolhedora e que ocupa pouco espaço!

Na sala, invista num sofá-cama para otimizar a área de convivência e acomodar visitas e aposte em móveis personalizados, que aproveitam cada centímetro disponível, deixando o ambiente ainda mais confortável e prático.

Dica 4: Estimular a autonomia no regresso às aulas

O verão está a terminar e em breve um novo ano escolar vai começar, é o regresso às aulas!

Nesta altura, é importante, antes do ano escolar arrancar, preparar as nossas crianças para iniciarem mais um ano de escola. É importante organizarem o material escolar e o quarto.

O quarto não serve só para dormir, na grande maioria das vezes, é um espaço de brincadeira, mas também de estudo e concentração para os T.P.C. A cama é o elemento mais predominante num quarto, podendo apostar numa cama de criança com toques escandinavos, com uma cabeceira de cama e cores envolventes. É simples e acaba por ser adequada para todas as idades! Já a secretária, pode ser com linhas simples e com um estilo vintage e o armário ser em forma de casa e muito decorativo, composto por prateleiras e um varão – capaz de aliar design e praticidade no dia a dia.

Dica 5: Um quarto em modo estúdio

Os adolescentes estão no meio de um processo de mudanças físicas e emocionais para passar para a idade adulta. Neste sentido, o quarto deve desempenhar uma função muito importante nas suas vidas: o refúgio da casa, o único local privado e íntimo e o espaço onde recebem os amigos.

Nesse momento da mudança de criança para adulto precisamos de um espaço para ficar sozinhos, onde haja a tão desejada privacidade. Não deixe de estabelecer regras de convivência claras e firmes, e que o jovem deve respeitar, mas a organização do quarto em modo estúdio tem a capacidade de se adaptar mais facilmente à esta nova estrutura da vida dos adolescentes. Manter tudo separado e organizado em caixas é a solução que precisa!

No que diz respeito à escolha da cama, uma cama que permite rentabilizar os espaços, em especial os espaços mais pequenos pode ser a mais indicada.

Descubra mais dicas da especialista em consultoria de organização, aqui.

0
Would love your thoughts, please comment.x