Por a 4 Julho 2023

Localizada em São Conrado, no Rio de Janeiro, esta casa modernista com mais de 60 anos, passou por uma remodelação profunda. Hoje é a residência de um casal com três filhos.

Projeto: Murad + Sarriá Arquitetura / Fotografia: Denilson Machado / segundo memória descritiva

Foi durante uma corrida matinal que a atual proprietária deu de caras com esta casa – na altura em estado de abandono -, e não passou mais do que um instante até que partilhasse com o marido o “diamante em estado bruto” que tinha acabado de descobrir. Tal como ela, ele também se encantou com a arquitetura modernista dos 900m2 que o achado exibia e, acabaram por a adquirir.

Assim que o negócio foi fechado, e antes de se mudarem para a nova morada com os três filhos, encomendaram aos arquitetos Jéssica Sarriá e Murad Mohamad, do escritório Murad + Sarriá Arquitetura e à arquiteta Renata Zappellini, um projeto de remodelação completa da propriedade, erguida há mais 60 anos.

A remodelação teve como ponto de partida respeitar ao máximo a arquitetura original, mantendo intocados muitos dos elementos característicos da época – com destaque para a cobertura ondulada presente numa das extremidades da casa, que lembra as obras de Oscar Niemeyer e Rino Levi, e que os clientes fizeram questão de manter.

O projeto de interiores conta com mobiliário predominantemente moderno e contemporâneo, com destaque para a poltrona com pufe Up (de Gaetano Pesce), a mesa de jantar Fresta (de Claudia Moreira Salles), o par de poltronas Gio (de Sergio Rodrigues), a mesa de centro Rosá (de Maria Cândida Machado), as cadeiras de jantar Francisco (de Dado Castello Branco), entre outras peças de design assinado.

Nas paredes e estantes, há fotografias, quadros, livros e até mesmo pinturas produzidas pelos próprios moradores, com destaque para o quadro e a escultura da sala de jantar, do artista Ivan Freitas, a escultura de Roberto Magalhaes e uma obra assinada por Tulio Dek.

 Os arquitetos contam que começaram a repensar a casa reorganizando a planta nos dois andares e cave. Na prática, algumas das paredes dos dois pisos superiores, antes bastante compartimentados, foram eliminadas, mas as amplas portas e janelas de vidro foram mantidas para enfatizar a fluidez espacial e romper os limites entre o interior e o exterior.

Já a cozinha aberta para sala ganhou uma área ampla, iluminada, ventilada e com uma vista de tirar o fôlego da praia de São Conrado, tornando-se o lugar preferido dos novos moradores.

“Adoro o clima bucólico daqui. Fui criada numa quinta e quero que a minha filha tenha essa relação com a natureza. Todas as tardes recebemos a visita dos tucanos e o silêncio faz com que nem pareça que estamos no Rio”, conta a moradora. Ao idealizar a sua nova residência, ela sabia exatamente o que precisava: espaço para as obras de arte, mas principalmente para a vasta coleção de livros. “Eu e o meu marido temos colecionado memórias de uma vida inteira, recolhidas em viagens pessoais e profissionais, além de presentes que têm muito valor afetivo para nós”, diz.

A casa, que surge no meio à natureza, opõe-se ao caos urbano da cidade e conquistou com o novo projeto um novo olhar que ressalta a arquitetura existente, porém com um programa mais integrado e amplo para a família aproveitar os momentos de lazer.

0
Would love your thoughts, please comment.x