Por a 20 Dezembro 2022

Uma casa térrea datada de 1970 e pouco atraente, tornou-se numa residência contemporânea, cheia de luz e com uma boa relação com o exterior e detalhes que lembram uma arquitetura modernista.

Arquitetura: Fabric Architecture Studio / Engenharia: Thitchener Consulting / Fotografias: Lucas Butterfly

Bateau Bay, na costa central de New South Wales, na Austrália, é uma localidade extremamente pitoresca, a poucos passos da praia e de um parque nacional. No entanto, embora o local seja idílico, a casa original de tijolos, datada de 1970 estava longe de ser atraente, principalmente para um casal com dois filhos pequenos. Quartos pequenos e pouca relação com o jardim – um terreno de 580 metros quadrados -, estavam entre os problemas apontados.

Embora o local e a casa original fossem modestos, os proprietários tinham ideias grandiosas, muitas das quais motivadas por um amor pela arquitetura modernista do pós-guerra que pode ser encontrada em lugares como Palm Springs. Felizmente, conta a equipa do Fabric Architecture Studio, a casa tinha “bons ossos”, o que possibilitou que algumas das paredes – interiores e exteriores – pudessem ser mantidas, bem como um jardim nos fundos, voltado para o norte com vista para o parque nacional. Havia também a laje de betão original da casa, que possibilitava as fundações para uma casa de dois andares.

Ao nível do piso térreo, existem agora dois quartos para as duas filhas com casa de banho partilhada. Há também uma sala separada para assistir televisão, um escritório e uma nova garagem dupla.

A substituir a pequena cozinha, agora há uma outra generosa em plano aberto, sala de jantar e sala de estar, emoldurada por janelas e portas do chão ao teto, bem como por janelas celestiais que contemplam os eucaliptos estabelecidos no parque nacional. 

Dada a coleção de móveis e arte do proprietário, foi decidido desde o início criar uma paleta limpa e bastante minimalista – tijolos pintados de branco no exterior e paredes predominantemente brancas com pisos de betão polido nas áreas de estar. Também houve espaço para atender aos gostos mais caprichosos do proprietário, inclusive experimentando uma variedade de azulejos e acabamentos em áreas como espaços de banho e cozinha – esta última com terraço e bancada em ilha de azulejos. Os ladrilhos também foram usados ​​para revestir a lareira da sala de estar.

Ao contrário da antiga casa que se “virava sobre si mesma”, a remodelação foi cuidadosamente projetada com pátios, bem como com janelas estrategicamente posicionadas que criam uma forte relação com o exterior, incluindo um assento na janela na área de estar que beneficia de uma vista para a nova piscina (essencial com crianças pequenas). A nova casa oferece não apenas espaços cheios de luz, mas também uma sensação da arquitetura de meados do século XX, que os proprietários tanto admiram.

0
Would love your thoughts, please comment.x