Por a 1 Junho 2023

Esta moradia no centro de Cascais, datada dos anos 60, tem agora com novo layout, cores e mobiliário, pensados para um casal com dois filhos adolescentes. A casa soma 220m2 de área interior e um jardim, e o projeto é assinado pela equipa da Casa Alta Design.

Projeto: Casa Alta Design / Fotografia: José Manuel Ferrão / Texto: Isabel Figueiredo

A moradia estava em bom estado, mas carecia de alterações no layout interior para se adequar às necessidades desta família, oriunda do Canadá, e a um estilo de vida mais contemporâneo. “Os clientes pediram-nos a criação de uma cozinha open-plan, a deslocação do lavabo ao lado da cozinha para o espaço abaixo da escada na entrada da casa — reaproveitando o que era antes uma arrecadação — , o design de interiores em todos os quartos e instalações sanitárias, bem como a extensão e integração da cozinha com o espaço de jantar e living”.

De entre os trabalhos desenvolvidos pelo atelier Casa Alta, salientam-se as várias marcenarias personalizadas observadas na cozinha, na estante — feita especialmente para o projeto pela Wewood —, bar e buffet, além da seleção do novo mobiliário e da paleta de cores, conjugados com as peças de mobiliário existentes que estavam no apartamento dos clientes, em Paris.

Ao nível da arquitetura de interiores, foi levada a cabo a remodelação de interiores no rés-do-chão para dar lugar a uma área extensa em plano aberto, onde se integrou, sem esforço, a cozinha, bar, espaço de refeições e living, bem como a recolocação do lavabo

“Como em todos os trabalhos da Casa Alta Design, focámo-nos no método User Centred Design, desenvolvendo todo o projeto de acordo com as necessidades dos clientes, garantido não apenas um resultado estético de sucesso, mas também aspetos como funcionalidade, conforto, ergonomia e conveniência”.

Salientam-se nesta moradia, entre outras, as peças clássicas de design como o sofá Togo e a poltrona Bertoia, provenientes do apartamento de Paris, aqui integradas com sensibilidade através do uso e equilíbrio de uma paleta de cores “bem vibrante e jovial”, assim como o design e layout do novo mobiliário complementar.

“O foco do projeto consistiu em criar um ambiente eclético, contemporâneo e colorido, para ecoar a dinâmica desta família”. Com uma coleção de arte extensa, que vai desde o barroco à arte contemporânea, “a nossa experiência e conhecimento afigurou-se essencial para criar um equilíbrio estético, bem como para enaltecer certos pontos focais, ancorar e harmonizar os espaços”.

Além da estante personalizada da Wewood, a equipa também assina o desenho da tapeçaria, dentro da paleta de cores do projeto, especialmente planeada e produzida para os clientes pela artista Vanessa Barragão. Para a iluminação, também foi desenvolvido um candeeiro de mesa sustentável em bioplástico criado a partir de caroços de azeitona, feito pela NaifactoryLab.

O atelier destaca como principais características a transformação do piso 0 num espaço amplo e aberto, que permite à família e aos seus convidados uma integração mais confortável, “onde ninguém, mesmo quem está a cozinhar, fica isolado”. Em relação ao design de interiores, a ideia principal permitiu aos novos donos da casa não só esta dinâmica mais fluida e confortável, mas também garantia o melhor aproveitamento da luz natural e da ventilação destes ambientes, de forma considerável.

0
Would love your thoughts, please comment.x