Por a 22 Junho 2023

Este duplex de 64m2 e forma longitudinal, partiu das soluções de arrumação e da capacidade de acolher um acervo de arte, para criar um conceito e layout funcional e assente numa estética industrial. Conheça as soluções adaptadas.

Projeto: Piacesi Arquitetura / Fotografia: ny 18

Este apartamento duplex com 64m2, foi comprado por um casal como segunda residência – nomeadamente para períodos de férias – mas também para ser usado como um espaço destinado a armazenar e expor objetos pessoais e uma coleção de obras de arte. 

O gabinete Piacesi Arquitetura aceitou o desafio que partiu do seguinte pressuposto: “Os clientes pediram para que o projeto fosse pensado a partir das soluções de arrumação, e não o contrário”.

Sem demolir paredes, o projeto focou-se então na transformação dos interiores através de soluções de marcenaria desenhadas pelo escritório e feitas por medida, para otimizar e dividir os pequenos espaços do apartamento sem criar barreiras e garantir zonas de arrumação. A título de exemplo, os arquitetos destacam o armário do quarto (que dá acesso ao quarto de banho), a extensa consola da sala e a “parede” de armários em frente à ilha da cozinha, que também funciona como mesa de jantar. 

O projeto, tirou também partido do perfil longitudinal da planta para criar um novo layout – mais fluido e funcional -, que também fizesse o espaço parecer mais amplo. “Demos prioridade a materiais simples e arrojados para criar ambientes contemporâneos e acolhedores, a exemplo, o tijolo branco que reveste a parede principal. Já o piso em porcelanato cinza e o teto em laje nervurada já existiam e resolvemos mantê-los”, explica o arquiteto.

De uma forma geral, a decoração adotou uma estética industrial, com base em tons sóbrios de preto, branco e cinzento, e foi montada a partir de móveis, objetos e obras de arte que já faziam parte do acervo pessoal dos clientes. Exceção feito ao sofá que foi comprado, e à cama de casal, que foi desenhada pelo marceneiro. “A cabeceira foi estofada com uma lona antiga que já era dos clientes”, concluem.

0
Would love your thoughts, please comment.x