Por a 17 Maio 2023

Com projeto de arquitetura de João Tiago Aguiar, este apartamento é representativo da demanda de transformar casas compartimentadas em espaços amplos e funcionais.

Projeto: João Tiago Aguiar Arquitetos / Fotografia: FG + SG / segundo memória descritiva

Localizado num bairro lisboeta muito valorizado, este apartamento representa a tendência de transformar casas excessivamente compartimentadas em espaços integrados, amplos e com distribuição funcional.

A zona social em formato de ‘L’, apresenta a vantagem de separar física e visualmente as áreas de estar e de refeições, mantendo a proximidade e a funcionalidade desejadas. Esta área comum ‘peculiar’ foi possível graças à substituição da antiga cozinha por uma kitchenette que veio libertar espaço. Adjacente à sala, há ainda um pequeno espaço de lazer construído a partir de um quarto.

As escadas de lanço único, que interligam os dois pisos, tornam-se um elemento central destacado ao serem pintadas na cor preta em contraste perfeito com o branco predominante. O preto surge ainda no armário ao fundo das escadas e na parede lateral para potenciar a distinção claro-escuro.

No piso superior, a fim de atender à demanda por mais espaço, foi projetada uma master-suite com pé-direito alto, graças à remoção do teto e ao consequente aproveitamento de sótão. Essa alteração permitiu criar uma instalação sanitária adicional e um conjunto de arrumos.

Por último, um pequeno escritório aproveita a luz zenital que entra através da claraboia existente nas escadas do prédio, enquanto a luz que chega a partir de uma claraboia central ilumina diretamente uma pequena zona de estar próxima.

0
Would love your thoughts, please comment.x