Por a 2 Maio 2023

Iñigo Iriarte Interior Design junta-se ao atelier Veluto para este projeto de remodelação integral de um pequeno edifício existente anexo a uma antiga quinta, antes utilizado como espaço de arrumação. O objetivo do projeto consistiu em criar uma casa simples com um design moderno em apenas 50 m2.

Fotografia: Biderbost / segundo memória descritiva

Agraciada pela paisagem rural do País Basco, a ‘casa dos convidados’ é hoje um espaço confortável e acolhedor, convertido num pequeno apartamento para os hóspedes, resultado do projeto de remodelação do pequeno edifício existente anexo à antiga quinta. O objetivo do projeto consistiu em criar uma casa simples com um design moderno em apenas 50 m2.

Para tal, foi desenvolvido um programa que inclui o espaço que agrupa a sala-cozinha-sala de jantar e um outro destinado aos quartos e a uma casa-de-banho. O coração do projeto é a lareira que une, sustenta e dá sentido à casa. “É uma lareira a lenha de três lados, localizada no final do armário na área da cozinha e é o elemento que separa fisicamente o quarto da área diurna, mas que também une os dois espaços por via do seu jogo de transparências”.

A cozinha, projetada pelo estúdio de Iñigo Iriarte, possui uma área com móveis de parede e uma ilha escultural com mesa de mármore em suspenso. “A proposta da cozinha exigia que esta coexistisse harmoniosamente com a área da sala, unindo a parte distinta da casa, longe dos convencionalismos, e apostando num design sincero e contundente. É por isso que tanto o design como a escolha dos materiais foram muito importantes. Todos os elementos da cozinha, exceto a área de cozinhar, que fica na ilha, são apainelados ou integrados com os próprios materiais de revestimento, como o lava loiças, que é executado no mármore do nicho da cozinha”.

Para ganhar amplitude e perspetiva, foi alargado o rasgão na fachada; uma janela cúbica que funciona como gazebo e sofá ao mesmo tempo. Esta abertura com vista para o jardim, que envolve o edifício, permite desfrutar da natureza ao longo do dia e banhar todo o espaço com luz natural. Para o entardecer, foi pensado ao pormenor um programa de iluminação exterior que proporciona uma nova visão de todo o complexo e permite redefinir os espaços.


A gama de cores e materiais foi uma decisão fundamental. A escolha de tons terrosos, verdes e castanhos, aliados aos acabamentos em madeira, têxteis e pedra natural que encontramos em cada recanto da casa, asseguram privacidade, intimidade e reclusão, integrando-se na natureza que os envolve.


No quarto, tanto a cabeceira como os candeeiros de parede foram desenhados pelo estúdio de Iñigo. As mesas laterais que acompanham a cabeceira são um aceno à tradicional construção basca em pedra, executadas pelo escultor Unai Gabilondo. O conjunto de diferentes texturas que convivem neste espaço tem bem impressa a marca do atelier: a cortina de veludo, o lavatório de mármore travertino, a cabeceira estofada, as arandelas de latão, os armários forrados a lona e o espelho na cor bronze fumado.

Este último esconde a porta de acesso à casa-de-banho, um espaço com duche em mármore e torneiras da marca CEA Design. Os nichos de luz que se projectam em ambos os lados garantem um toque moderno aos materiais que o compõem.

A escolha da retrete suspensa, da NIC, foi feita de acordo com a paleta de cores selecionada. A preocupação com a arte levou o atelier a estudar e valorizar a seleção da obra escultórica e pictórica para este projeto residencial, fazendo dele a sua grande atração.

0
Would love your thoughts, please comment.x